Fórmula 1

Rubinho e Montoya apontam segredos. Mas veem Alonso forte em Indianápolis

JOHN SOMMERS II/REUTERS
Barrichello disputou as 500 Milhas em 2012 Imagem: JOHN SOMMERS II/REUTERS

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Manama (Bahrein)

13/04/2017 07h35

Menos de 24 horas após o surpreendente anúncio sobre a participação de Fernando Alonso nas 500 Milhas de Indianápolis deste ano, começa a engrossar o coro de quem acredita que o espanhol vai se dar bem nos Estados Unidos. Dois pilotos que correram tanto na F-1, quanto na F-Indy, Rubens Barrichello e Juan Pablo Montoya, contudo, apontaram alguns fatores aos quais o bicampeão terá de se atentar.

A prova será dia 28 de maio, coincidindo com o GP de Mônaco.

“Por mais que eu tenha feito várias coisas na minha carreira - e eu tinha experiência em oval - quando cheguei a Indianápolis, vi o inesperado.

Para mim, essas são as palavras cruciais: espere o inesperado”, disse Barrichello, recordista de largadas na Fórmula 1

“É uma corrida muito longa e espero que ele tenha tempo para treinar”, afirmou o brasileiro ao Motorsport.com. “E não é só ele na pista, mas também contra todos. Ele precisa entender algumas situações, como estar na turbulência e no tráfego.”

Barrichello foi para a Indy em 2012, logo depois de encerrar sua carreira na Fórmula 1. Correndo pela KV Racing, ele disputou em Indianápolis sua primeira prova em um oval com curvas apenas para a esquerda. Mesmo assim, não decepcionou, ficando em 10º no grid, pouco atrás dos companheiros Tony Kanaan e EJ Viso, bem mais experientes, e terminou em 11º, chegando a liderar por duas voltas.

“Ele é um ótimo piloto e tenho certeza de que vai se adaptar muito bem ao oval. Ele vai trabalhar com uma equipe muito boa em Indianápolis, então em termos de carro e eficiência, será bom”, disse o brasileiro.

Quem fez a transição da Fórmula  para a Indy e se deu bem foi Juan Pablo Montoya. O colombiano foi campeão da então Champ Car antes de ir para a Fórmula 1 e depois voltou para os Estados Unidos. Quando estava na Europa, o ex-piloto da McLaren competiu com Alonso por cinco temporadas e também defende que o espanhol vai se adaptar bem.

“Fernando é um pilotaço. Eu via muita coisa em comum com ele na época em que competíamos juntos”, disse ao Motorsport.com.

O que Alonso precisa aprender?
“Ele só precisa entender como os ovais funcionam e particularmente a técnica de seguir outros carros”, prosseguiu Montoya. “Em termos de acerto, acho que ele vai fazer um bom trabalho. Ele terá uma boa sensação. Mas a coisa mais importante da Indy é equilibrar o que você precisa do carro quando você está no tráfego, e às vezes em um grande grupo de carros. É uma sensação interessante.”

Pela explicação do colombiano, Alonso terá um grande motivo para se sentir ‘em casa’ com os carros da Indy. O piloto explicou que, para Indianápolis, é necessário que o carro saia mais de frente, comportamento do qual o espanhol gosta, algo incomum entre os pilotos.

“Você realmente quer que a dianteira escape um pouco - esse será o maior ajuste para ele, porque na Fórmula 1 você sempre precisa de um carro que tenha um equilíbrio perfeito e que ele fique bem livre nas curvas de alta velocidade. Em um oval, você realmente não quer algo do tipo, então prefere que a dianteira escape um pouco.”

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Topo