Topo

Fórmula 1

Com mentor brasileiro, Alonso tem 1º contato com a Indy e é bem-recebido

McLaren Honda Andretti/Divulgação
Imagem: McLaren Honda Andretti/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

24/04/2017 04h00

Pouco a pouco os planos de Fernando Alonso de correr as 500 Milhas de Indianápolis vão tomando forma - e ganhando apoio nos Estados Unidos. O piloto tem pouco mais de um mês para se preparar para a corrida, que acontece dia 28 de maio, e teve seu primeiro contato direto com a Fórmula Indy neste final de semana, ao marcar presença na etapa do Alabama, antepenúltima antes da tradicional prova.

Lá, foi anunciado que o espanhol terá como mentor o brasileiro Gil de Ferran, vencedor da prova em 2003. “Tenho certeza de que ele será muito útil para todas as coisas que tenho que aprender”, afirmou.

Depois de ver sua decisão ser questionada por alguns colegas da Fórmula 1, que disseram não entender como o espanhol poderia perder um GP de Mônaco - o chefe da Red Bull, Christian Horner, chegou a pedir que o colega da McLaren, Zak Brown, se consultasse com um psiquiatra devido ao risco da prova norte-americana - Alonso foi bem recebido na Indy.

“É incrível que ele esteja fazendo isso”, disse o brasileiro Tony Kanaan. “As pessoas me perguntam qual conselho eu diria e só digo ‘curta, porque é uma das melhores corridas das quais você vai participar na vida’. Falei com o Rubens [Barrichello] e ele disse que o Alonso é um dos pilotos mais talentosos com quais correu e que só diria para ele que até a volta 180 é uma corrida, depois, ele ficou se perguntando onde todos os amigos que ele fez até então foram parar nas últimas 20, porque se tornou uma prova completamente diferente. Mas o Alonso terá companheiros de equipe experientes. Mas uma coisa é alguém te falar, outra é você aprender. A Indy o recebe de braços abertos e, se ele precisar, pode contar comigo.”

Simon Pagenaud foi outro que se animou com a notícia. “Estou muito empolgado em correr contra ele. É um dos melhores pilotos do mundo e também a McLaren chegando também é uma notícia fantástica. Definitivamente vai trazer muita atenção à Indy.”

Alonso irá a Indianápolis um ano depois que Alex Rossi fez história ao vencer as 500 Milhas em sua primeira tentativa. “Acordei às 5h, vi no Twitter e achei que era brincadeira”, revelou. “Mas é muito especial que um cara como o Fernando, que admirei por grande parte da minha vida, não só venha correr aqui, mas como meu companheiro de equipe. No começo ele vai estranhar a abertura de todas as coisas, bem diferente da F-1, mas depois ele vai se adaptar rápido.”

Uma das diferenças será em relação ao tipo de ação que Alonso verá durante a corrida, como lembrou Graham Rahal. “Ele terá uma oportunidade, chega com um carro incrivelmente bom. E vai se divertir, será ultrapassado e vai ultrapassar mais carros em um mês do que em toda sua carreira na F-1. Mas será uma bomba, é ótimo que nosso esporte ganhe tanto interesse.”

Falando nos Estados Unidos, Alonso deixou em aberto participações futuras nas 500 Milhas. “Estou muito aberto. Se eu quero ser o piloto mais completo do mundo ou o melhor do mundo, então quero experimentar todos os carros diferentes e as técnicas diferentes de pilotagem, e preciso me adaptar para crescer como piloto. E se eu quiser fazer isso, eu preciso vencer e se não for neste ano então precisamos planejar o próximo evento.”

Fórmula 1