Topo

Fórmula 1

Gerhard Berger faz campanha por vaga para sobrinho na Fórmula 1

Lucas Auer está em sua terceira temporada na DTM; em 2014, foi o quarto colocado na Fórmula 3 europeia - DTM/Divulgação
Lucas Auer está em sua terceira temporada na DTM; em 2014, foi o quarto colocado na Fórmula 3 europeia Imagem: DTM/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/05/2017 21h47

A Áustria não tem um piloto na Fórmula 1 desde 2010, quando Christian Klien disputou provas pela Hispania. No entanto, segundo o ex-piloto Gerhard Berger, um novo nome pode chegar à categoria: Lucas Auer, seu sobrinho.

Aos 22 anos, Auer vem de duas temporadas (2015 e 2016) na DTM, categoria alemã de carros de turismo. Conseguiu uma vitória em 2016, mas teve desempenho discreto ao longo dos dois anos. Antes, em 2014, foi o quarto colocado na temporada da Fórmula 3 europeia, vencida pelo francês Esteban Ocon.

Em 2017, Auer segue na DTM, com direito a uma vitória na etapa de estreia em Hockenheim. E para Berger, que assumiu uma vaga como dirigente da categoria neste ano, o jovem piloto tem condições de trocar os carros de turismo pela elite dos monopostos a curto prazo.

“Acho que chegou o momento de um novo astro austríaco na Fórmula 1”, disse o ex-piloto em entrevista ao jornal Krone, da Áustria. “Acho que não deve demorar muito. Se Luki (o apelido de Auer) conseguir uma temporada com desempenhos consistentes na DTM, acredito que ele merecerá uma chance”, completou.

Consultado pela publicação, o chefe de equipe da Mercedes na F1, Toto Wolff, não descartou uma possível vaga para Auer – embora não necessariamente em seu time.

“Antes de correr, você precisa aprender a andar”, filosofou Wolff. “Se ele conseguir dar o próximo passo, então acredito que ele pode chegar à Fórmula 1”, completou.

Ao longo da história, a Áustria teve 16 pilotos na Fórmula 1. O primeiro dele, Jochen Rindt, estreou em 1964 e foi campeão em 1970 – curiosamente, o único campeão póstumo da categoria, já que morreu durante a temporada. O mais vitorioso do país foi Niki Lauda, tricampeão em 1975, 1977 e 1984.

Fórmula 1