Fórmula 1

Inexperiência de companheiro de Massa já está custando caro à Williams

Mark Thompson/Getty Images
Lance Stroll, companheiro de Felipe Massa na Williams Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

10/05/2017 04h00

A Williams fez sua parte neste ano e tem claramente o melhor carro do meio do pelotão neste início do campeonato, o que seria importante para conquistar pontos precisos na tabela, uma vez que a briga pelas últimas posições no top 10 vem sendo decidida nos décimos de segundo nas últimas temporadas. Porém, em termos de pontuação, o time está em quinto, pressionado por quem vem atrás. Afinal, vem pontuando com apenas um carro nas quatro provas disputadas até aqui.

Enquanto Felipe Massa vem garantindo os pontos, do outro lado dos boxes Lance Stroll vem sofrendo para obter bons resultados. O canadense, que teve uma preparação marcada por escapadas de pista na pré-temporada, bateu nas três primeiras provas - ainda que nem sempre por culpa sua - e viu a bandeirada pela primeira vez na última corrida, na Rússia. Mesmo assim, seu desempenho foi ruim: depois de ser mais de 0s9 mais lento na classificação, o piloto de 18 anos passou todo o tempo fora do top 10, enquanto Massa tinha um sexto posto assegurado antes de ter um furo no pneu na parte final do GP.

Publicamente, Massa defendeu o novato. Para o brasileiro, seu companheiro deve começar a demonstrar mais confiança a partir de agora, pois conseguiu, na Rússia, completar uma corrida pela primeira vez.

“Claro que é melhor ter ambos os pilotos nos pontos, e precisamos disso como qualquer outra equipe. Mas não podemos esquecer que ele ainda está aprendendo, começando. Só precisamos dar tempo a ele".

O discurso é similar ao de Paddy Lowe, diretor técnico da Williams. “Ele está tendo um progresso contínuo, mas o desafio é muito grande. O que está claro é que há muito o que aprender neste esporte, particularmente em relação aos pneus".

A temporada dura de Stroll, contudo, já afeta a equipe. Embora tenha o quarto melhor carro do grid, a Williams está em quinto lugar, com 18 pontos, contra 31 da Force India, única equipe além de Ferrari e Mercedes que pontuou com ambos os carros em todas as provas até agora.

Em termos de premiação direta, a quantia não é tão significativa no momento - são 3 milhões de diferença entre o quarto e o quinto lugares. Porém, pontuando apenas com o carro de Felipe Massa, a equipe está muito mais próxima de ser superada por quem vem atrás - a Toro Rosso, sexta colocada, soma 13 pontos e a Haas, oito. E ambas têm sofrido problemas de confiabilidade - a primeira com o motor e a segunda com os freios - tendo perdido muitos pontos nas primeiras provas.

Além disso, as batidas desde a pré-temporada geram um custo adicional, e o UOL Esporte ouviu de fontes no paddock que o prejuízo já estaria perto dos 30 milhões de dólares no total.

Claro que isso é amortecido pelo investimento do pai de Stroll na equipe, que vai, além de patrocínio direto, a melhorias na fábrica, como a instalação de um novo simulador de última geração, e a maior agilidade no transporte de peças novas, muitas vezes feitas com o avião do próprio empresário. Porém, a demora para o canadense “engrenar” já começa a gerar questionamentos internos.

Neste final de semana, na Espanha, Stroll terá a chance de correr no circuito no qual tem mais quilometragem. As atividades para a quinta etapa do campeonato começam com os treinos livres na sexta-feira, em duas sessões a partir das 5h e das 9h pelo horário de Brasília. A última chance antes das equipes melhorarem os carros antes da classificação, que começa às 9h do sábado, é no terceiro treino livre, realizado algumas horas antes, às 6h. E a largada será dada às 9h do domingo. O líder do campeonato é Sebastian Vettel, da Ferrari, que tem 13 pontos de vantagem em relação a Lewis Hamilton, da Mercedes.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
AFP
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Topo