Fórmula 1

Tira-teima com pneus "temidos": os 5 motivos para ver o GP da Espanha

Clive Mason/Getty Images
10.mai.2015 - Lewis Hamilton saiu em segundo lugar no GP da Espanha, mas largou mal e foi ultrapassado Imagem: Clive Mason/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

10/05/2017 04h00

O GP da Espanha não costuma estar entre os mais esperados da temporada. Afinal, as equipes andam tanto por lá na pré-temporada e têm tantas informações sobre o circuito que as corridas costumam ser previsíveis. Mas depois das surpresas da Rússia, quando tudo apontava para uma vitória fácil da Mercedes e a Ferrari fechou a primeira fila e Lewis Hamilton esteve irreconhecível, fica difícil saber o que significa ser previsível no Circuito da Catalunha.

Confira os 5 motivos para não perder o GP da Espanha:

1. Pneu “temido” pelas equipes: Ele sequer foi testado por vários dos pilotos do grid durante a pré-temporada, muito em função das condições climáticas do inverno europeu, mas há quem acredite de antemão que o pneu duro, que estreia neste final de semana, será deixado de lado. “Nem andei e já sei que não vou gostar”, disse Felipe Massa. Porém, ainda assim pilotos e equipes terão de encarar outro composto considerado difícil: o médio. Seu comportamento imprevisível já pegou muita gente de surpresa e isso tem tudo para voltar a acontecer na quinta etapa do campeonato.

2. Mercedes ou Ferrari? Circuito de Barcelona não costuma mentir: O consultor da Mercedes, Niki Lauda, disse mesmo após a vitória de seu piloto Valtteri Bottas na Rússia que o time italiano está “claramente na frente”. Porém, seja por características das pistas ou do clima, é difícil entender quem tem o melhor carro nas quatro primeiras etapas da temporada. A hora da verdade, portanto, é na Espanha, circuito com curvas de alta e uma sessão de baixa velocidade que, não por acaso, é o preferido das equipes para os testes de pré-temporada por ser bastante representativo em relação ao rendimento do carro.

3. Red Bull promete carro praticamente novo: O campeonato já está pegando fogo com a rivalidade entre Mercedes e Ferrari? Pois a Red Bull promete dar um passo decisivo para entrar nesta briga com várias novidades em seu carro. E vale lembrar que a equipe vai a Barcelona defendendo a vitória que teve ano passado, com Max Verstappen.

4. Primeiros pontos da McLaren? Ainda não é Mônaco, mas o Circuito da Catalunha é menos sensível à potência do que as quatro etapas anteriores, o que significa que a deficiência do motor Honda deve contar menos. Deficiência esta que pode ser melhor, uma vez que os japoneses prometem uma atualização para a prova caseira de Fernando Alonso, que fará sua última corrida na F-1 antes de partir de vez para os treinos e as 500 Milhas de Indianápolis, já a partir da segunda-feira após a prova.

5. Vai ter ultrapassagem? Espera-se uma realidade melhor do que no GP da Rússia, quando, apenas pela quarta vez em sua história, a Fórmula 1 presenciou uma corrida sem uma ultrapassagem sequer. Isso aconteceu em Sochi em função das características do traçado, mas principalmente pela falta de abrasividade do asfalto, que tornou o rendimento dos pneus muito linear. O Circuito da Catalunha, com suas curvas de raio longo, não é dos mais propícios para que tenhamos muitas ultrapassagens, mas pelo menos o asfalto vai gerar bem mais degradação.

As atividades para o GP da Espanha começam com os treinos livres na sexta-feira, em duas sessões a partir das 5h e das 9h pelo horário de Brasília. A última chance antes das equipes melhorarem os carros antes da classificação, que começa às 9h do sábado, é no terceiro treino livre, realizado algumas horas antes, às 6h. E a largada será dada às 9h do domingo. O líder do campeonato é Sebastian Vettel, da Ferrari, que tem 13 pontos de vantagem em relação a Lewis Hamilton, da Mercedes.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo