Topo

Fórmula 1

Massa defende uma bandeirada à moda antiga. E com direito a reality show

AFP PHOTO / Johannes EISELE
Imagem: AFP PHOTO / Johannes EISELE

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

11/05/2017 14h50

Desde que assumiram o controle da Fórmula 1, os novos donos do Liberty Media vêm tentando criar formas de aproximar a categoria dos torcedores. E isso se isso incluir ouvir as ideias dos pilotos, Felipe Massa já prestou sua colaboração: o brasileiro queria uma volta no tempo para a comemoração das vitórias. E com direito a reality show.

“Não acho que é uma coisa que se muda da noite para o dia, mas há várias coisas que dá para melhorar. Como tentar fazer com que o paddock seja mais interessante para as pessoas, trazer mais gente para cá, fazer um show ao redor da F-1”, disse o brasileiro em Barcelona, na Espanha, onde disputa neste final de semana a quinta etapa da temporada da Fórmula 1.

“Até pensei em uma coisa lembrando das corridas do passado: quando tínhamos o cara que dava a bandeirada pulando do lado da reta de chegada. Claro que é um pouco perigoso, mas daria para criar algo como um reality show para escolher o cara que vai fazer isso, ou então trazer alguém muito famoso para fazer isso.”

Há décadas, a bandeirada deixou de ser dada a partir do chão, por questões de segurança. Nos anos 60 e 70, as vitórias especialmente da equipe Lotus ficaram marcadas, pois o dono Colin Chapman corria em direção aos carros jogando seu chapéu ao ar. Quem sabe se a ideia de Massa não sair do papel alguém não recria a moda?

Enquanto a proposta não é estudada, as ações da Liberty Media são mais tímidas, como aumentar as possibilidades das equipes usarem as mídias sociais e, no caso deste final de semana, dar a chance dos torcedores correrem (a pé) na pista no sábado à noite.

Eventos à parte, as atividades para o GP da Espanha começam com os treinos livres na sexta-feira, em duas sessões a partir das 5h e das 9h pelo horário de Brasília. A última chance antes das equipes melhorarem os carros antes da classificação, que começa às 9h do sábado, é no terceiro treino livre, realizado algumas horas antes, às 6h. E a largada será dada às 9h do domingo. O líder do campeonato é Sebastian Vettel, da Ferrari, que tem 13 pontos de vantagem em relação a Lewis Hamilton, da Mercedes.

Fórmula 1