Topo

Fórmula 1

Massa detona Alonso por toque na largada: "acabou com meu final de semana"

Incidente na largada do GP da Espanha comprometeu corrida de Felipe Massa - REUTERS/Albert Gea
Incidente na largada do GP da Espanha comprometeu corrida de Felipe Massa Imagem: REUTERS/Albert Gea

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

14/05/2017 13h14

O clima esquentou entre Felipe Massa e Fernando Alonso após o Grande Prêmio da Espanha neste domingo. Os dois pilotos acabaram se tocando logo na largada da prova, em incidente que prejudicou o desempenho final de ambos. O brasileiro da Williams criticou duramente a postura do espanhol da McLaren no episódio.

"Impressionante. Eu tinha feito uma largada incrível, passei dois carros na reta. Vi que teve um acidente na curva 1, tentei passar pelo lado de fora. Aí um carro me tocou, acredito que tenha sido o Alonso. De repente, estava carro com carro, meu pneu dianteiro estourou. Acabou com meu final de semana. Acabou com a possibilidade de eu lutar pelo 4º lugar. Estava na frente do (Sergio) Pérez, na frente dele (Alonso), a pista estava livre para mim", comentou Massa após a corrida neste domingo.

"Não tinha a menor chance (de o Alonso ultrapassar naquele ponto). Não sei o que ele tentou. Acabou com a minha corrida. Acabou com a dele também. O que você quer que eu faça?", concluiu o piloto da Williams a respeito do incidente na largada.

Questionado sobre a disputa com Massa na largada da prova em Barcelona, Alonso adotou um tom mais diplomático.

"Percebi uma ação na nossa frente. Tentei ir por fora, ganhar posições. Sabia que o Felipe não me via. Desgraça ele não me viu. Mas tudo bem. Seguramente fiquei triste perder posições. Tivemos que fazer uma corrida mais defensiva", comentou o espanhol da McLaren.

Após um grande desempenho no treino de classificação, Alonso largou em 7º lugar neste domingo, enquanto que Massa partiu do 9º lugar. Por causa do incidente logo na largada, os dois ex-companheiros de Ferrari tiveram uma prova complicada, de recuperação. No fim, o espanhol terminou na 12ª posição, enquanto que o brasileiro foi o 13º.

Outra McLaren atrapalhou Massa

O toque de Alonso na largada não foi o único problema de Massa na prova em Barcelona. O brasileiro também se envolveu em uma disputa com choque com o outro piloto da McLaren. 

O belga Stoffel Vandoorne perderá três posições no grid do Grande Prêmio de Mônaco, próxima etapa da Fórmula 1 na temporada, marcada para 28 de maio. Tudo em razão de um toque em Felipe Massa. O incidente em questão aconteceu na volta 33, em uma disputa por posição no final da reta principal. A organização da prova concluiu que a ação do piloto da McLaren foi imprudente e decidiu pela punição.

Massa, que naquele momento já fazia uma corrida de recuperação após ter um pneu furado na largada, precisou voltar aos boxes após o toque de Vandoorne. O brasileiro da Williams perdeu posições e teve que brigar na pista para terminar a prova na 13ª colocação.

A vitória na Espanha, quinta etapa da temporada, foi de Lewis Hamilton. O piloto da Mercedes perdeu a ponta na largada, mas conseguiu ultrapassar o rival Sebastian Vettel na segunda metade da corrida. Agora o alemão lidera o Mundial com 104 pontos, seis à frente do inglês.

Fórmula 1