Fórmula 1

De choro a robô, novos donos mudam cara da F-1. E bombam nas redes sociais

Reprodução
Imagem: Reprodução

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres

16/05/2017 10h16

O GP da Espanha é palco tradicional de novidades nos carros da Fórmula 1, mas desta vez as grandes novidades ficaram de fora das pistas. Considerada a primeira prova da perna europeia da temporada, a corrida em Barcelona marcou o início de uma série de iniciativas voltadas aos fãs vindas dos novos donos do Liberty Media - e foi coroada com a história do garoto Thomas, que foi pinçado da arquibancada para o box da Ferrari justamente por iniciativa da nova administração.

Thomas, um francês de seis anos, acompanhava a corrida com os pais, fanáticos pela Ferrari, e se debulhou em lágrimas quando viu um dos carros do time italiano, de Kimi Raikkonen, bater logo na primeira curva. A reação foi flagrada pelas câmeras, assim como a vibração do menino quando, voltas depois, a outra Ferrari de Sebastian Vettel ultrapassou a Mercedes de Valtteri Bottas.

Vendo a oportunidade de levar a história adiante, partiu dos membros da nova gestão a ideia de levar o menino ao paddock para conhecer Raikkonen, e depois comemorar junto aos mecânicos ferraristas o segundo lugar de Vettel diante do pódio.

Thomas acabou sendo um dos assuntos mais comentados do dia e, segundo o Liberty Media, apenas esta história teve um alcance de 2,5 milhões no Facebook.

Curiosamente, no Twitter, houve quem reclamou que já chorou por pilotos ou equipe na arquibancada e nunca foi levado ao paddock. Brincadeiras à parte, a história de Thomas foi apenas um dos fortes exemplos de que os novos donos estão dispostos a mudar a cara fria e distante da categoria.

Experiências da F-1

O GP da Espanha marcou a estreia do novo Fan Fest, que já existia especialmente em provas fora da Europa, mas ganhou uma nova cara. Várias atividades ficaram à disposição do público, como simuladores de corrida, uma tirolesa de 200 m no próprio circuito, desafios para ver quem faz a troca de pneus mais rápida e até um canal de F-1 sendo transmitido apenas para quem estava no circuito, com entrevistas e análises especiais.

Os pilotos também trabalharam mais que o normal: além das já tradicionais sessões de autógrafos, eles participaram de algumas ações, como entrevistas no meio do público e a interação com jovens pilotos de kart espanhóis no pitlane.

Houve também a distribuição de prêmios, incluindo ingressos para o Paddock Club e visitas às garagens das equipes, além da chance de dar uma volta em um F-1 de dois lugares e correr (a pé) no circuito, em uma prova organizada no sábado à noite com direito a camiseta oficial.

“Focamos em trazer os fãs para mais perto, aumentando o apelo do esporte”, disse o novo diretor de marketing da F-1, Sean Bratches. “E o Fan Fest em Barcelona marcou o começo dessa jornada. Estamos animados para dar vida às corridas.”

O paddock também teve novidades: um bar da cervejaria parceira da categoria foi instalado em meio aos motorhomes das equipes e um robô roubou a cena antes da corrida, se intrometendo e jogando água nos jornalistas que estavam ao vivo nas TVs. Artistas também fizeram grafites dos pilotos e teve até um “quadro” de Fernando Alonso feito ao vivo usando vários cubos mágicos.

O que vem por aí

Outra novidade deste ano é a criação do site F1 Experiences, que comercializa entradas para eventos especiais a cada final de semana e indica quais as atrações para os torcedores durante os GPs.

Para a próxima etapa, em Mônaco, por R$ 5850, você tem direito a ingressos com vista para um dos S da piscina para sábado e domingo, passeio de barco com bebidas e almoço inclusos e entrevista com o campeão de 1996 Damon Hill. Para o GP do Brasil, contudo, ainda não há eventos marcados.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
UOL Esporte
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Esporte Ponto Final
UOL Esporte
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo