Topo

Fórmula 1

Tapa-buraco? Indefinição de Alonso pode recolocar Button na McLaren em 2018

Espanhol cogita deixar a equipe no fim de 2017; britânico, ainda sob contrato, herdaria vaga - Mark Thompson/Getty Images
Espanhol cogita deixar a equipe no fim de 2017; britânico, ainda sob contrato, herdaria vaga Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/05/2017 17h44

Não é segredo na Fórmula 1 o tamanho da insatisfação de Fernando Alonso com a McLaren – e, em especial, com os motores Honda. Seu adeus à equipe no final da temporada já é inclusive cogitado pela imprensa especializada.

Aos 35 anos, o piloto vem sendo cotado para correr pela Mercedes há algumas temporadas. A novidade, porém, vem da própria equipe: em entrevista ao jornal Marca, o chefe de equipe do time alemão, Toto Wolff, admite que as portas para Alonso não estão fechadas.

“Sou um fã da pilotagem de Fernando. Pode-se dizer que, se não é o melhor, é um dos melhores do grid. O ritmo está aí, a motivação segue a mesma… Não creio que a idade seja um problema. Significa que está a caminho do fim da carreira, mas isso não significa que ele não tenha três ou quatro anos durante os quais possa ganhar corridas ou campeonatos. Mas agora mesmo temos uma dupla que funciona em nossa equipe e a relação entre os pilotos é boa”, disse Wolff, indo além.

“Nunca se pode dizer que não, porque seria besteira. Mas, no momento, a dupla de pilotos que temos nos agrada muito e não vemos a necessidade de mudá-la agora. Também temos pilotos júnior chegando. A situação é essa”, completou, esfriando o boato.

Diante das declarações, a Mercedes é apenas a mais nova equipe envolvida em rumores a respeito de Fernando Alonso – a Renault, pela qual o espanhol já passou duas vezes, também teria interesse. Um possível adeus rumo ao Mundial de Endurance também é cotado.

Sem Alonso, a McLaren teria uma carta na manga para ocupar a vaga em 2018: Jenson Button. Afastado da Fòrmula 1 em 2017, o britânico substituirá o próprio espanhol no Grande Prêmio de Mônaco – no lugar, o titular optou por correr as 500 Milhas de Indianápolis na Fórmula Indy.

Desta forma, Button poderia “tapar buraco” na McLaren enquanto outro piloto não é contratado para 2019. Embora o campeão de 2009 tenha recusado ofertas para correr em 2017, pode aceitar um eventual chamado da própria McLaren para disputar a próxima temporada.

“Eu não posso descartar”, disse, segundo o site britânico da ESPN. “Eu tenho um contrato com a equipe para correr no ano que vem; então, definitivamente, eu não descartaria nada.”

Para o GP de Mônaco, porém, o desaposentado Button se mostra pouco empolgado.

“Acho que Mônaco será minha única corrida neste ano. Obviamente, se eu for chamado de novo em algum momento deste ano, estarei lá para ocupar o assento. Mas não vou deixar minha programação para pedir para pilotar, porque desde o começo não era a ideia”, disse Button, indo além.

“Eu não tenho nada a ganhar, mas também não tenho nada a perder. Estarei lá para ajudar a equipe e para me divertir. Provavelmente, será uma das corridas mais divertidas para mim, já que não haverá pressão”, completou.

Fórmula 1