Topo

Fórmula 1

Alonso quase conhece o muro em treino da Indy; Chuva atrapalha sessão

Do UOL, em São Paulo

19/05/2017 19h00

Com os carros configurados para a classificação, Fernando Alonso buscou o limite no último treino livre para as 500 milhas de Indianapolis, nesta sexta-feira (19). O espanhol por pouco não teve contato pela primeira vez com o muro do circuito da Fórmula Indy. No fim, encerrou a sessão com a quarta maior velocidade média: 231,827 mph (milhas por hora), após 46 voltas.

O treino desta sexta-feira acabou bastante prejudicado pela chuva. Ameaças de tempestades e raios fizeram com que a sessão fosse paralisada apenas uma hora e meia após o início. A Indy chegou a emitir um aviso para que o público deixasse as arquibancadas e buscassem abrigos.

A paralisação durou pouco mais de duas horas e meia. Às 17h05 (de Brasília), a bandeira verde reapareceu no circuito de Indianapolis, mas logo um novo problema: Spencer Pigot perdeu o controle e bateu no final da curva 2.

Apesar da força da batida, o piloto deixou o carro sozinho. Por precaução, ele foi encaminhado ao posto médico, passou por exames e foi logo liberado.

Nos minutos finais, mais uma batida: Zach Veach pisou na linha branca, perdeu o controle e colidiu forte com o muro. O acidente praticamente colocou um ponto final na sessão de treino, deixando os pilotos com apenas cinco minutos restantes. O jovem piloto também foi atendido no posto médico e rapidamente liberado.

Os brasileiros tiveram desempenhos parecidos na sessão desta sexta-feira. Tony Kanaan terminou na 11ª posição, com velocidade média de 231,054 mph, enquanto Hélio Castroneves foi o 13º, com 230,982 mph. Kanaan, porém, deu apenas 30 voltas, enquanto Castroneves completou 44 giros.

A sessão desta sexta-feira serve como penúltimo ajuste para a classificação. No sábado, os pilotos têm mais uma sessão livre pela manhã e na parte da tarde começam a definir o grid de largada, que será estruturado no domingo. As 500 milhas de Indianapolis acontecerão no dia 28 de maio.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!