Topo

Fórmula 1

Stroll diz que repetiu erro do PS4 e admite que não seguiu toque de Massa

Carro da Williams pilotado pelo canadense Lance Stroll é guinchado em Mônaco  - Claude Paris/AP
Carro da Williams pilotado pelo canadense Lance Stroll é guinchado em Mônaco Imagem: Claude Paris/AP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Mônaco

26/05/2017 04h00

Um dos pilotos que estão sendo observados mais de perto neste final de semana é Lance Stroll. O canadense de 18 anos, que não vem em uma boa temporada de estreia pela Williams, não tendo marcado nenhum ponto em cinco provas disputadas até aqui, está andando pela primeira vez em Monte Carlo e a expectativa do próprio companheiro Felipe Massa era de que este fosse um final de semana difícil para o novato. E logo no primeiro dia de atividades o piloto foi o único a encontrar o muro, provocando uma bandeira vermelha.

“Acho que, se você não arriscar e ir no limite, você não será rápido”, defendeu-se Stroll, ouvido pelo UOL Esporte. “Foi um daqueles acidentes típicos de circuito de rua, em que você perde um pouco o carro e não consegue se recuperar. Mas agora sei até onde posso ir para a classificação.”

O canadense acabou não colocando em prática um conselho que admitiu ter recebido do próprio Massa antes dos treinos livres.

“Ele me deu algumas dicas sobre a pista, disse que ela vai mudando muito ao longo do final de semana e que você tem de ir pegando confiança aos poucos. Mas no fim das contas é uma questão de eu mesmo ir me acostumando”, disse o piloto ainda na quarta-feira.

Ao avaliar seu desempenho na estreia em Mônaco, Stroll afirmou que, na vida real, sente dificuldades exatamente nas mesmas curvas em que nunca conseguiu ir bem no PlayStation.

“A curva oito e a última são as duas em que preciso melhorar. E isso me irrita muito porque toda vez que eu jogo no Playstation, sempre foram aquelas duas curvas que eu não conseguia acertar. E na realidade continuam sendo as duas mesmas curvas!”

Perguntado pelo UOL Esporte sobre a similaridade do jogo e da realidade, Stroll disse que “é muito parecido”, mas destacou que “é muito impressionante andar aqui com a velocidade que estes carros conseguem andar com as novas regras.”

Não foi só Stroll que achou a pista parecida com o videogame. Também estreando em Mônaco, o brasileiro Sergio Sette Camara, da F-1, foi outro que levou a experiência do jogo para a prática. “É bem parecido mesmo. Nunca fiz simulador dessa pista, não sou muito de ficar fazendo. Mas joguei no PlayStation e, claro, já conhecia as curvas de tanto ver os onboards das corridas. Então quem está jogando videogame pode saber que está guiando de um jeito bem parecido com a gente!”

Massa, por sua vez, lamentou o acidente do companheiro. “Ele estava andando bem, bem melhor do que em Barcelona. É claro que não é bom bater e perder tempo de pista, ainda que ele não tenha perdido tanto tempo assim [o acidente ocorreu com menos de meia hora para o fim da sessão], mas acho que vai se recuperar.”

Stroll tem mais uma hora de pista, no sábado, antes da classificação, que será disputada às 9h da manhã.

Fórmula 1