Fórmula 1

Canadá costuma ter corridas cheias de surpresas: por que não perder o GP

REUTERS/Chris Wattie
Hamilton manteve a liderança na largada do GP do Canadá Imagem: REUTERS/Chris Wattie

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

06/06/2017 04h00

O Circuito Gilles Villeneuve é como uma segunda casa para Lewis Hamilton, sendo um dos circuitos em que o inglês mais venceu na carreira, mas é Sebastian Vettel quem chega embalado para a sétima etapa do campeonato, com 25 pontos de vantagem em cima do piloto da Mercedes. É nesse clima que a Fórmula 1 disputa o GP do Canadá neste final de semana.

Confira os 5 motivos para não perder o GP do Canadá:

1. Histórico de corrida boa:
São vários os motivos pelos quais o GP do Canadá costuma ser movimentado. Com as ultrapassagens mais fáceis e um asfalto que gera mais degradação do que em Mônaco ou na Rússia, por exemplo, as estratégias costumam ser mais abertas. As freadas fortes e os muros próximos geram muito estresse no equipamento e, com as áreas de escape pequenas, os erros não costumam ser perdoados. Não por acaso, a pista tem uma média alta de vencedores que não saíram da pole, 55%.

2. Incertezas do clima: Um dos fatores que tornam o GP do Canadá movimentado são as incertezas climáticas. Afinal, foi em Montreal que a F-1 se viu obrigada a estabelecer um tempo máximo para o término de uma corrida - 4h incluindo bandeiras vermelhas - depois que um dilúvio caiu em 2011. E o que aconteceu na ocasião? Jenson Button ultrapassou Sebastian Vettel na última volta para vencer. Para este final de semana, a previsão indica a possibilidade de pancadas de chuva para o domingo.

3. Hamilton pressionado: Hamilton e a Mercedes, na verdade. O time alemão não tem se encontrado com os pneus, especialmente os ultramacios, que serão usados em Montreal. Tanto, que o chefe Toto Wolff disse que, em nenhum momento na temporada até agora, ambos os carros estiveram funcionando bem o tempo todo. Mas a pressão é maior para cima de Hamilton devido à vantagem que Vettel já está impondo no campeonato.

4. Muitas ultrapassagens: O GP do Canadá é daqueles que puxam a média de ultrapassagens para cima durante o campeonato. Isso devido às longas retas e às freadas fortes, que aumentam a possibilidade de erros. E, não raro, vemos alguma ultrapassagem dupla no hairpin, com pilotos escolhendo traçados diferentes e se dando bem.

5. Pista boa para a Williams: Mesmo com um carro menos competitivo ano passado, Valtteri Bottas conseguiu um terceiro lugar para a Williams no Canadá. Isso se explica pelo fato da pista não ter curvas de alta velocidade, que expõem a falta de pressão aerodinâmica do carro. Além disso, as retas fazem com que a WIlliams possa explorar seu ponto forte, que é o menor arrasto aerodinâmico em relação aos rivais mais próximos, como a Red Bull por exemplo.

Confira os horários do GP do Canadá
Sexta-feira, 09 de Junho de 2017
Treino Livre 1   11:00 – 12:30
Treino Livre 2   15:00 – 16:30
Sábado, 10 de Junho de 2017
Treino Livre 3   11:00 – 12:00
Classificação – 14:00 – 15:00
Domingo, 11 de Junho de 2017
Corrida – 15:00

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
AFP
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Topo