Fórmula 1

Carros de 2017 batem recordes. E exigem aumento de segurança em Interlagos

Mark Thompson/Getty Images
Jenson Button, da McLaren, nos treinos livres do GP Brasil em Interlagos Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

06/06/2017 04h00

O principal objetivo das mudanças pelas quais a Fórmula 1 passou em seu regulamento técnico em 2017 era tornar os carros cerca de 5s mais rápidos em relação ao campeonato de 2015. E a meta foi atingida, uma vez que o Circuito da Catalunha, na Espanha, foi considerado o parâmetro oficial devido às características da pista.

Na Espanha, Lewis Hamilton foi 5s5 mais rápido neste ano que a pole de 2015, marcada por seu então companheiro de Mercedes, Nico Rosberg. Em outras pistas, como na Rússia e em Mônaco, os carros deste ano registraram as voltas mais rápidas da história - no caso do Principado, desde que mudanças alteraram a quilometragem do circuito.

O mesmo é esperado para o GP do Brasil. A melhor volta de classificação dada na pista de Interlagos até hoje foi de Rubens Barrichello, em 2004: 1min09s822. E mesmo ano passado, Lewis Hamilton chegou razoavelmente perto, andando em 1min10s736. Ainda mais considerando que a prova brasileira é realizada no final do ano, com os carros já bem desenvolvidos, é quase impossível que a marca de Barrichello não caia.

Pensando na maior velocidade dos carros, a FIA já se adiantou e pediu mudanças aos organizadores, que têm sido realizadas, com o apoio da Prefeitura Municipal. Alguns trechos receberão uma segunda barreira de pneus – na frente da já existente: ‘S’ do Senna, Ferradura, Laranjinha, curva 8 e Bico do Pato. “Ela passou a ser necessária já que os carros deverão passar nesses pontos em uma velocidade bem maior do que nos anos anteriores” como explica Luis Ernesto Morales, engenheiro-chefe da organização do GP Brasil.

Os ingressos para a prova, que será realizada dia 12 de novembro, já estão à venda. Os valores vão de 580 a 2.950 reais para as arquibancadas e de 4.580 a 15.400 para a área VIP.

Neste final de semana, em que será realizado o GP do Canadá, o número a ser batido também é de Rubens Barrichello: 1min13s622 é o melhor tempo estabelecido em uma corrida em Montreal. Existe a dúvida se a marca desta que será a sétima etapa do campeonato será batida porque, ainda que os novos carros tenham melhor capacidade de frenagem, eles perdem em velocidade de reta devido ao maior arrasto aerodinâmico e o circuito canadense é repleto de zonas de aceleração máxima.

Confira os horários do GP do Canadá
Sexta-feira, 09 de Junho de 2017
Treino Livre 1   11:00 – 12:30
Treino Livre 2   15:00 – 16:30
Sábado, 10 de Junho de 2017
Treino Livre 3   11:00 – 12:00
Classificação – 14:00 – 15:00
Domingo, 11 de Junho de 2017
Corrida – 15:00

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
AFP
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Topo