Fórmula 1

Stroll faz estreia em casa longe de seus objetivos. E dos tempos de Massa

Mark Thompson/Getty Images
Lance Stroll, companheiro de Felipe Massa na Williams Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Montreal (CAN)

08/06/2017 04h00

O público canadense terá, pela primeira vez em mais de 10 anos, a chance de ver o representante do país correndo em casa neste final de semana. Porém, engana-se quem pensa que os torcedores vivem uma lua-de-mel com seu piloto. Depois de não marcar um ponto sequer nas seis primeiras corridas, envolver-se em alguns acidentes e ter um ritmo muito abaixo de Felipe Massa, Lance Stroll chega pressionado para seu primeiro GP do Canadá.

Em um dos maiores jornais do país, o National Post, essa pressão fica clara. “O tempo está se esgotando rapidamente para Stroll, que conquistou sua vaga principalmente devido à fortuna de seu pai, obtida com um grande investimento na indústria da moda. Mas depois de não ir bem nas seis primeiras corridas, incluindo quatro abandonos, ele não fez nada para justificar a extraordinária fé depositada em alguém tão jovem.”

Questionado pela demora em estabelecer bons resultados, o piloto de 18 anos, que dissera no começo do ano que só começaria a julgar seu desempenho frente a Massa depois de quatro provas, esperando estar no mesmo nível do brasileiro a partir do GP da Espanha, se defendeu.

“Eu tenho estado muito próximo do Felipe nas classificações. Não dá para ver no final das sessões porque muitas vezes eu paro no Q2 e ele vai até o Q3 e é claro que os tempos deles vão ser bem melhores, porque a pista melhora também. Daí parece que ele é um segundo mais rápido.”

Mas a história não é bem essa: em Mônaco, por exemplo, contando o Q1, em que Stroll foi eliminado, a diferença entre os dois foi superior a um segundo. E, na média das seis provas, sempre comparando os tempos da mesma parte da classificação, Massa tem sido oito décimos mais rápido. A diferença entre companheiros na F-1 não costuma ser maior de 0s3 na média.

O que Stroll admite é a dificuldade em entender os pneus. “É bem diferente do pneu do ano passado. A maneira como você o aquece faz muita diferença, e são pequenos detalhes. É muito complicado e, se você acertar, consegue ganhar muito tempo com isso.”

Tendo isso em vista, algo que pode ajudar Stroll em sua estreia diante de sua torcida é o fato da Pirelli ter escolhido os três compostos de pneus mais macios - ultramacio, supermacio e macio - para este final de semana, uma vez que eles têm demonstrado serem mais fáceis de se trabalhar.

Confira os horários do GP do Canadá
Sexta-feira, 09 de Junho de 2017
Treino Livre 1   11:00 – 12:30
Treino Livre 2   15:00 – 16:30
Sábado, 10 de Junho de 2017
Treino Livre 3   11:00 – 12:00
Classificação – 14:00 – 15:00
Domingo, 11 de Junho de 2017
Corrida – 15:00

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Reuters
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo