Fórmula 1

Pilotos revelam dificuldades da pista de Baku: "A mais difícil de aprender"

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Baku (Azerbaijão)

23/06/2017 06h52

Dá para imaginar um misto entre Mônaco e Monza? É como Romain Grosjean descreveu a pista de Baku, que recebe a oitava etapa do campeonato neste final de semana. O circuito, que recebe a Fórmula 1 pela segunda vez, tem o segundo maior trecho com pé embaixo de toda a temporada, ao mesmo tempo em que possui um setor bastante travado.

Por conta disso, não é fácil acertar o carro para ser rápido na pista toda, e há problemas também com a temperatura dos freios, como Grosjean, da Haas, explicou ao UOL Esporte.

“O grande problema de Baku é que os freios esfriam e perdem eficiência, especialmente na classificação. E no miolo da pista eles ficam mais quentes, então é algo difícil de lidar na corrida”, disse o francês.

Sebastian Vettel, por sua vez, revelou outra dificuldade, que também tem a ver com as retas muito longas: a temperatura dos pneus.

“Não sei o que o cara que pintou a pista tomou, mas o que quer que seja eu quero, mas só no domingo à noite, não antes disso. Estava engraçado”, brincou o alemão. “Mas a pista é muito lisa e é difícil fazer os pneus funcionarem, especialmente porque as retas os esfriam e as curvas são de baixa velocidade na maioria. É uma pista específica e será ainda mais importante fazer os pneus funcionarem. Para os pilotos, não há muitas referências, porque os muros se parecem. Não é fácil acertar uma volta inteira.”

Felipe Massa concorda com o alemão a respeito da falta de referências.

“É a pista mais difícil de aprender em que andei na vida. Ano passado, eu sofri muito na sexta-feira e depois acabei fazendo um grande trabalho na classificação. E na corrida eu sofri com graining no pneu traseiro. Neste ano, como os carros diferentes, deve ser mais fácil porque agora temos mais carga aerodinâmica - e sofremos muito com isso ano passado.”

Assim como Grosjean, Massa também citou a longa reta como um fator complicador. "O freio esfria tanto que é muito fácil fritar o pneu na primeira curva."

A sexta-feira no Azerbaijão é dedicada aos treinos livres. A classificação começa às 10h da manhã do sábado pelo horário de Brasília, mesmo horário da corrida, no domingo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo