Topo

Fórmula 1

Vácuo pode ser segredo para a classificação em Baku. Mas não será fácil

Vácuo pode ser segredo para boa classificação no GP do Azerbaijão em Baku - Mark Thompson/Getty Images
Vácuo pode ser segredo para boa classificação no GP do Azerbaijão em Baku Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Baku (Azerbaijão)

23/06/2017 13h42

O circuito de Baku é montado nas ruas da capital do Azerbaijão, mas ainda assim tem o segundo maior trecho com pé embaixo de toda a temporada, onde os carros chegaram a 365km/h ano passado. Por isso, os pilotos costumam tentar pegar o vácuo, especialmente durante a classificação, para ganhar terreno na longa reta. Mas não é algo tão simples quanto parece.

“Sim, o vácuo é muito poderoso aqui, mas é difícil encontrar o timing certo e realmente fazer isso funcionar”, explicou Sebastian Vettel. “Acho que se você der sorte e conseguir pegar um, isso é bom. Acho que um dois ou três carros vão conseguir fazer isso na classificação.”

Perguntado pelo UOL Esporte, o rival de Vettel na disputa pelo título se mostrou menos convencido de que o vácuo pode ajudar.

“Se você tem sorte, consegue pegar um vácuo sem atrapalhar o restante da volta, mas geralmente a perda de pressão aerodinâmica de ficar muito perto de outro carro é maior do que o ganho que você tem. Não é algo em que eu vou focar. Meu foco é preparar o carro da melhor maneira possível e conseguir uma boa distância para o carro da frente para neutralizar a perda de pressão aerodinâmica.”

Na Williams, Felipe Massa disse que não há planos específicos para usar o vácuo na classificação, mas a equipe pode tentar posicionar seus pilotos na pista de modo a abrir as voltas rápidas logo atrás de carros mais velozes.

“Ajudar o companheiro é muito complicado porque o trânsito aqui é um grande problema. Mas a gente sabe que tem outros carros também. Você tenta abrir a volta uns 3s atrás de um carro rápido, que você sabe que, ao longo da volta, vai até abrir um pouco de você, e isso ajuda a tentar pegar o vácuo na reta.”

A classificação para o GP do Azerbaijão será disputada a partir das 10h do sábado pelo horário de Brasília. Vettel lidera o campeonato com 12 pontos de vantagem para Hamilton.

Fórmula 1