Fórmula 1

Análise: Mercedes arrasou na classificação, mas Ferrari promete reação

AP
Valtteri Bottas em ação no treino em Baku Imagem: AP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Baku (Azerbaijão)

24/06/2017 14h33

A Mercedes, e principalmente Lewis Hamilton, sobraram na classificação para o GP do Azerbaijão: o inglês foi mais de um segundo mais rápido que o terceiro colocado, Kimi Raikkonen, da Ferrari, e superou o próprio companheiro Valtteri Bottas em quase meio segundo. Porém, até mesmo o tricampeão acredita que a história pode ser diferente na corrida, que tem largada às 10h da manhã pelo horário de Brasília.

Isso porque os carros têm se mostrado particularmente sensíveis à temperatura dos pneus neste fim de semana, por uma combinação de fatores: o fato da Pirelli ter optado por trazer ao Azerbaijão os pneus supermacios, macios e médios - e não os ultramacios, mais aderentes - e pelo fato da pista ter um asfalto liso. Por conta disso, as performances têm sido bastante variadas e o mesmo carro que colocou os pneus na temperatura certa para uma volta lançada pode superaquecê-los na corrida.

Que o diga o próprio Hamilton, que sofreu bastante na sexta-feira. “O carro mudou bastante desde o primeiro treino livre deste sábado. Acho que encontramos o caminho certo. Mas na corrida, acredito que teremos uma briga também com as Ferrari. Será difícil porque é uma corrida longa e esses pneus não são fáceis em termos de temperatura, então muitas coisas podem acontecer amanhã, mas nos colocamos na melhor posição possível”, disse ao UOL Esporte.

A expectativa é a mesma do próprio Sebastian Vettel, que reconheceu não ter tido uma boa classificação. O alemão larga em quarto, mas está confiante no ritmo de corrida demonstrado pela Ferrari.

“É preciso ter cuidado: no papel pode parecer que a diferença e de 1s, mas é só você fazer os pneus funcionarem que ganha muito tempo de volta, então não temos motivos para entrar em pânico.”

Segundo a Pirelli, a melhor estratégia é largar com o pneu supermacio e fazer de 12 a 22 voltas, fazendo apenas uma parada para completar a prova com o pneu macio. Porém, há mais do que estratégia em jogo. A pista de Baku tem se mostrado muito desafiadora neste fim de semana, e apenas durante os treinos livres da sexta-feira, as bandeiras amarelas foram acionadas em 113 oportunidades. Somando as três sessões de treinos livres e a classificação, apenas uma delas não foi interrompida por uma bandeira vermelha.

Na classificação, quem causou a paralisação foi Daniel Ricciardo, da Red Bull, mas por muito pouco Felipe Massa não foi parar no muro. “Os pneus não funcionavam, eu fritava os dianteiros e não entrava direito na curva. Encostei no muro duas vezes. Meu carro estava funcionando melhor com os pneus usados, então estou mais confiante para a corrida.”

O brasileiro da Williams se classificou na nona colocação, e acredita que sua briga é com a Force India: Sergio Perez sai em sexto e Esteban Ocon, em sétimo. Enquanto isso, a Red Bull, que tem Max Verstappen em quinto e Ricciardo em décimo, corre por fora para tentar surpreender Ferrari e Mercedes.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
UOL Esporte
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo