Topo

Fórmula 1

Vettel é piloto mais indisciplinado desde 2014. Mas 'gancho' é difícil

Vettel se prepara para o Grande Prêmio do Canadá - Paul Chiasson/AP
Vettel se prepara para o Grande Prêmio do Canadá Imagem: Paul Chiasson/AP

Do UOL, em Londres (ING)

28/06/2017 05h45

Os comissários da Fórmula 1 estarão atentos a Sebastian Vettel na próxima etapa da Fórmula 1, que será disputada na Áustria, com corrida dia 9 de julho. Afinal, o alemão não recebeu apenas um stop and go de 10 segundos pela “pilotagem potencialmente perigosa” durante o GP do Azerbaijão, como também teve três pontos somados a sua superlicença.

O sistema de pontos é semelhante ao da CNH (carteira de habilitação no Brasil): o piloto é banido de uma prova caso some 12 pontos em um período de 12 meses. E o líder do campeonato tem nove. Como dois destes nove pontos vão “vencer” antes da 10ª etapa do campeonato, na Inglaterra, apenas na etapa austríaca o piloto da Ferrari seria banido caso recebesse mais três pontos.

Tal pontuação é dada para infrações mais graves, ainda que as decisões sejam subjetivas. Nas outras vezes em que teve pontos anotados na superlicença nos últimos dois anos, Vettel recebeu dois. Foram elas:

- GP da Inglaterra de 2016: quando tirou Felipe Massa da pista -  2 pontos
- GP da Malásia de 2016: causou acidente com Nico Rosberg na primeira volta - 2 pontos
- GP do México de 2016 - moveu carro durante a freada em disputa por posição - 2 pontos
- GP do Azerbaijão de 2017: conduta potencialmente perigosa - 3 pontos

Desde que o sistema de pontos foi implementado, em 2014, Vettel e Daniil Kvyat, da Toro Rosso, são os pilotos que mais somaram penalizações. De 2015 para cá, ou seja, desde que foi para a Ferrari, Vettel soma 12 pontos, mesmo número do russo. Kevin Magnussen, Pastor Maldonado e Marcus Ericsson já levaram 11 pontos.

Seu rival na luta pelo título, Lewis Hamilton, só tem dois pontos, recebidos por andar lento demais no pitlane no GP do Bahrein deste ano.
Na tabela do campeonato, Vettel tem 14 pontos de vantagem para Hamilton após oito das 20 etapas terem sido disputadas.

Fórmula 1