Topo

Fórmula 1

Alonso? Vettel? É Bottas quem ganha espaço para ficar na Mercedes em 2018

Valtteri Bottas comemora no pódio do GP da Rússia após sua primeira vitória na F1 - Mark Thompson/Getty Images
Valtteri Bottas comemora no pódio do GP da Rússia após sua primeira vitória na F1 Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

29/06/2017 05h29

Quando a temporada começou, ele era apenas uma solução de última hora depois que o campeão do mundo Nico Rosberg resolveu se aposentar no final do ano passado e nomes como o de Fernando Alonso e Sebastian Vettel chegaram a circular como possíveis substitutos. Seis meses depois, Valtteri Bottas vem ganhando espaço na Mercedes e já é considerado nos bastidores da F-1 como o favorito para estar ao lado de Lewis Hamilton na próxima temporada.

Isso, mesmo que as negociações ainda estejam no começo, como explicou o chefe Toto Wolff.

“Quando decidimos fazer a oferta a Valtteri, ele sabia que precisaríamos de tempo [para optar pela renovação] porque o mercado de pilotos está mais aberto em 2018 e 2019. É por isso que não temos pressa, mas vamos continuar trabalhando com ele e veremos o que acontece. A visão geral na equipe é de que ele está fazendo um bom trabalho.”

Bottas, por sua vez, acredita que tudo está correndo normalmente. “A situação é normal, nunca tive ideia, neste ponto da temporada, onde estaria no ano seguinte. Sei que eles têm um plano de quando vão acertar tudo, mas isso é entre nós. Não há pressa. Claro que as conversas vão começar logo, ainda é cedo mas certamente quero ter uma relação a longo prazo com a Mercedes, essa é minha meta, e é por isso que eu trabalho todo dia para tirar o máximo de todas as situações.”

Quando perguntado se renovaria o contrato de um piloto com os resultados que vinha apresentando, o finlandês disse que “claro que sim!”. De fato, suas performances até aqui têm sido importantes para a Mercedes manter a liderança do Mundial de Construtores mesmo tendo tido mais problemas, especialmente com os pneus, do que a Ferrari. Tanto, que ele também revelou que não conversa com qualquer outra equipe para 2018.
Wolff parece concordar. Ele disse recentemente que Bottas é “o substituto perfeito” para Rosberg e que, além dos resultados na pista, melhorou o clima do time fora dela. “Com Lewis e Nico, passamos por fases diferentes, da amizade para a rivalidade, e para hostilidade e arrogância. Mas com Lewis e Valtteri, não há nenhuma controvérsia.”

Apoiado por Hamilton

Bottas e Hamilton - REUTERS/Maxim Shemetov - REUTERS/Maxim Shemetov
Imagem: REUTERS/Maxim Shemetov
Em oito corridas na Mercedes, Bottas fez uma pole position e ganhou uma prova,  e ocupa a terceira posição no campeonato, com 111 pontos contra 139 de Hamilton, que é o segundo. O inglês, inclusive, iniciou no último final de semana a campanha pela renovação do contrato do companheiro. O tricampeão tem acordo firmado com a Mercedes até o final de 2018.

“Acho que ele conquistou seu lugar dentro da família da Mercedes, pensando a longo prazo. E a Mercedes, geralmente, realmente abraça os indivíduos que trabalham para ela. E particularmente pilotos, que se tornam parte da família para o resto da vida”, disse Hamilton.
“É só o primeiro ano dele neste time e ele já venceu um GP e fez ótimos pontos para a equipe. Ele está crescendo e vai ficar ainda mais forte. Ele só precisa da oportunidade para fazer isso.”

O tricampeão destacou ainda o bom clima que o finlandês, que foi contratado às pressas no final do ano passado para a vaga de Nico Rosberg, que decidiu se aposentar, traz para a Mercedes. “Acho que a energia de Valtteri está ajudando a criar uma harmonia na equipe. Acho que principalmente quando estamos lutando com outra equipe, todas as peças precisam estar no lugar. Ele traz uma ótima energia para a fábrica, de que todos gostam.”

Fórmula 1