Topo

Fórmula 1

FIA decide não suspender Vettel por confusão com Hamilton

Vettel reclama com Hamilton após freada brusca do piloto inglês - F1/oficial
Vettel reclama com Hamilton após freada brusca do piloto inglês Imagem: F1/oficial

Do UOL, em São Paulo

03/07/2017 14h48

Sebastian Vettel não será suspenso pela batida com Lewis Hamilton no Grande Prêmio do Azerbaijão. Nesta segunda-feira (3), a Federação Internacional de Automobilismo anunciou a decisão após um pedido de desculpas formal do piloto alemão.

Vettel e Maurizio Arrivabene, chefe de equipe da Ferrari, se encontraram com Jean Todt, presidente da FIA, para falar sobre a colisão. O alemão assumiu a responsabilidade pelo acidente e se desculpou, o que fez com que a entidade decidisse não suspendê-lo.

"À luz desses ocorridos, o presidente da FIA, Jean Todt, decidiu que, nessa ocasião, o assunto deveria ser encerrado. No entanto, ao notar a gravidade da ofensa e suas possíveis consequências negativas, o presidente da FIA, Jean Todt, deixou claro que, se houvesse repetição de tal comportamento, o assunto seria imediatamente referido ao Tribunal Internacional da FIA para uma investigação mais aprofundada", diz comunicado emitido pela entidade.

No Azerbaijão, Vettel chocou-se com Hamilton após se irritar com sua lentidão durante uma relargada. O piloto poderia até ter sido desclassificado da prova pela FIA, perdendo os 12 pontos que conquistou.

Na corrida, Vettel foi punido com uma parada de dez segundos nos boxes pelo incidente. O alemão lidera o Mundial de Pilotos com 153 pontos, 14 a mais do que Hamilton. Como o britânico seria promovido ao quarto lugar com a possível desclassificação do rival, estaria empatado com o ferrarista na liderança.

Fórmula 1