Topo

Fórmula 1

Williams decepciona nos treinos livres, mas Massa crê em recuperação

Felipe Massa terminou a sexta-feira de treinos livres na Áustria em 14º - Mark Thompson/Getty Images
Felipe Massa terminou a sexta-feira de treinos livres na Áustria em 14º Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Spielberg (AUT)

07/07/2017 11h32

Felipe Massa chegou à Áustria confiante em relação às chances da Williams, tanto pelas características da pista em que conquistou sua última pole position, em 2014, quando já pilotava pelo time inglês, quanto pelas novidades que a equipe traz a Spielberg. Porém, os treinos livres de sexta-feira não foram positivos e o brasileiro terminou apenas na 14ª colocação.

Massa disse ter tido dificuldade nas curvas de alta velocidade, que são a maioria no circuito Red Bull Ring. Isso, tanto no treino da manhã, quando Massa usou as peças novas, quanto na tarde, quando o time voltou à configuração anterior. Isso faz com que o brasileiro acredite que o problema esteja no acerto do carro, e defenda que seja possível virar o jogo a partir da terceira sessão de treinos livres, que começa às 6h da manhã do sábado pelo horário de Brasília, quando a Williams já adiantou que ambos os carros terão as novidades.

“Sofri muito nas curvas de alta velocidade e não acho que tem a ver com as novidades, porque eu sofri com as peças novas e depois que as tiramos, o carro se comportou da mesma maneira. Tem algo a ver com o acerto do carro na minha opinião, então vamos estudar com os engenheiros como podemos melhorar o carro. Mas não são coisas que sao impossíveis de serem solucionadas”, explicou Massa ao UOL Esporte.

O plano inicial era fazer uma comparação direta entre as duas configurações durante a segunda sessão, mas Massa danificou parte da atualização em uma escapada da pista na primeira sessão.

“Tem uma zebra branca que é nova e muito alta. O problema não é escapar da pista, mas sim voltar, porque essas zebras estão na saída inteira e não tem como você voltar para a pista sem passar por ela, a não ser indo para a grama e fazendo algo até perigoso. Com isso, destruí parte do assoalho do carro.

Massa não foi o único piloto que teve problemas com as novas zebras. Valtteri Bottas, Carlos Sainz e Fernando Alonso foram outros que sofreram danos em seus carros após saírem da pista. A questão deve ser discutida na reunião dos pilotos com o diretor de prova ainda hoje e podem haver mudanças na pista para a classificação e a corrida.

A sexta-feira de treinos livres foi dominada por Lewis Hamilton, que liderou ambas as sessões. O líder do campeonato, Sebastian Vettel, foi o segundo mais rápido do dia.

Fórmula 1