Fórmula 1

Pela quarta vez em dez anos, dirigente sérvio tenta inscrever equipe na F-1

Mark Thompson/Getty Images
Depois de tentar vagas para 2010, 2011 e 2015, Zoran Stefanovic aposta suas fichas para temporada 2019 Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/07/2017 16h00

Zoran Stefanovic está de volta. Depois de tentar inscrever sua equipe, a Stefan GP, em três temporadas da Fórmula 1, o empresário sérvio está disposto a colocar uma nova escuderia na categoria. A meta, desta vez, é para 2019.

De acordo com o site da revista Autosport, Stefanovic se encontrou neste final de semana com Ross Brawn, diretor-esportivo da Formula One Management (FOM). Durante o bate-papo na Áustria, o dirigente balcânico confessou que segue firme com os planos de criar uma nova equipe de F-1.

“Estou criando uma equipe de Fórmula 1 com sede na Itália”, disse Stefanovic ao site. Segundo o empresário, o time já tem acordo para utilizar um túnel de vento a uma “distãncia razoável” da cidade de Parma, onde a escuderia terá sede. Além disso, já assinou contrato “com um especialista em aerodinâmica para ajudar no projeto”.

O especialista contratado, ainda de acordo com o veículo, seria o engenheiro Enrique Scalabroni. O argentino já trabalho em equipes como Williams, Ferrari e Lotus entre as décadas de 1980 e 1990. Desde então, passou por outras categorias, esboçando um retorno à F-1 no final da década de 1990 com o projeto Asiatech, que nunca saiu no papel como escuderia.

Tentativas anteriores

A equipe seria a quarta tentativa de Zoran Stefanovic envolvendo uma equipe de Fórmula 1. Em setembro de 2009, o dirigente anunciou planos de entrar na categoria em 2010, embora não participasse do processo seletivo de entrada que aprovou as chegadas de Lotus, Manor (posteriormente Virgin), Campos Meta (que viria a se chamar Hispania) e USF1.

Diante da desistência da USF1 em março de 2010, Stefanovic propôs uma fusão com o time dos EUA – sem sucesso. O dirigente ainda tentou levar sua equipe com dois carros (modelos TF110 comprados da Toyota) ao GP do Bahrein que abriu a temporada 2010, mas o time não foi aceito.

Depois disso, a Stefan GP tentou entrar na Fórmula em novos processos licitatórios que a Fórmula 1 abriria para 2011 e 2015. Nenhum dos times inscritos, porém, foi aprovado – a Haas, que conquistou sua vaga em 2014 sem o mesmo processo, estreou apenas em 2016.

Vaga incerta para novatas

A presença do time de Zoran Stefanovic – que ainda não adiantou se manterá o nome Stefan GP – na temporada 2019 da Fórmula 1 é incerta, uma vez que ainda não há garantias de que a categoria máxima do automobilismo mundial abrirá vagas para novas equipes nos próximos dois anos.

“Quando sentirmos que é o momento, faremos uma oferta aos interessados”, disse o presidente da FIA, Jean Todt, em declarações de junho, segundo o site da Autosport.

As portas, porém, não estão fechadas. “No momento, temos dez equipes, e a ideia é termos até 12 equipes. Então, se tivermos uma oportunidade, se tivermos um ou dois fortes interessados, é uma possibilidade”, acrescentou Todt.

A possibilidade surge ao mesmo tempo em que rumores de outra nova equipe circulam no paddock. Com financiamento chinês, a China F1 Racing – como vem sendo chamada pela imprensa europeia – teria base em Oxfordshire, na Inglaterra, e seria formada por ex-membros da Manor, que faliu no fim de 2016.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
AFP
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo