Topo

Fórmula 1

Dinamarca entra na briga para receber corrida de F-1 a partir de 2020

Cidade de Copenhague mira prova urbana em 2020; cidade já recebe a F-1, mas em corridas extraoficiais - Divulgação
Cidade de Copenhague mira prova urbana em 2020; cidade já recebe a F-1, mas em corridas extraoficiais Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

12/07/2017 18h20

A Dinamarca está disposta a entrar no calendário da Fórmula 1. De acordo com o jornal local Jyllands-Posten, a cidade de Copenhague, capital do país, divulgou um projeto com um circuito de rua para tentar uma vaga na temporada 2020 da categoria.

Segundo o projeto apresentado, o traçado contaria com duas grandes pontes na região do Porto de Copenhague. Além disse, a pista traria um breve túnel, semelhante ao que acontece em Suzuka (Japão).

Entre os responsáveis pelo plano dinamarquês, estão o arquiteto Hermann Tilke e o piloto dinamarquês Jan Magnussen, ex-F-1. O circuito ainda não inclui planos para um pitlane, mas a organização do projeto assegura que as mudanças seriam “mínimas” em relação a um design final.

Por enquanto, o projeto carece de apoio financeiro e político – embora nomes como Lars Seier Christensen, um dos co-fundadores do Saxo Bank, estejam entre os responsáveis. O plano agora inclui encontros com dirigentes da Fórmula 1 para tentar uma vaga no calendário.

A Dinamarca já recebeu duas corridas de Fórmula 1, em 1961 e 1962, mas que não contaram para o calendário oficial da categoria. Em 1961, a vitória ficou com Stirling Moss; em 1962, com Jack Brabham. As provas aconteceram no traçado de Roskilde Ring, fechado em 1969.

Fórmula 1