Topo

Fórmula 1

Após liderar treinos livres, Bottas troca câmbio e perde 5 posições no grid

Bottas acelerou a sua Mercedes e ficou na frente no primeiro treino na Inglaterra - Jason Cairnduff/Reuters
Bottas acelerou a sua Mercedes e ficou na frente no primeiro treino na Inglaterra Imagem: Jason Cairnduff/Reuters

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Silverstone (ING)

14/07/2017 14h16

A sexta-feira de treinos livres para o GP da Inglaterra parecia perfeita para Valtteri Bottas após o finlandês liderar as duas sessões disputadas no circuito de Silverstone. Porém, a equipe Mercedes divulgou no final da tarde na pista britânica que o piloto perderá cinco posições no grid de largada devido a uma troca de câmbio.

A equipe não explicou qual o problema encontrado no carro de Bottas, que vem de uma vitória na última etapa, na Áustria. É a segunda corrida seguida em que os pilotos da Mercedes têm problemas do tipo: na semana passada, foi o companheiro de Bottas, Lewis Hamilton, quem fez uma troca não programada. Na ocasião, o piloto largou em oitavo e terminou em quarto lugar.

A situação de Bottas, contudo, deve ser mais fácil, uma vez que o circuito de Silverstone apresenta mais chances de ultrapassagens, especialmente com o uso dos pneus supermacios, que devem abrir as possibilidades estratégicas na prova. Isso depende, também, da posição que Bottas conquistar na classificação, que começa às 9h deste sábado, pelo horário de Brasília.

A punição de cinco posições no grid é dada ao piloto que tem de usar uma nova caixa de câmbio antes de completar cinco corridas seguidas com o mesmo equipamento. 

Fórmula 1