Topo

Fórmula 1

Análise do GP: Ferrari quer 'sanduíche' de Hamilton e Massa torce por chuva

Lewis Hamilton conquistou a pole em Silverstone  - Andrew Boyers/Reuters
Lewis Hamilton conquistou a pole em Silverstone Imagem: Andrew Boyers/Reuters

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Silverstone (ING)

15/07/2017 14h27

Lewis Hamilton cravou a pole position para o GP da Inglaterra com quase meio segundo de vantagem para as Ferrari, mas isso não significa que o inglês terá vida fácil na corrida que tem largada às 9h da manhã pelo horário de Brasília. Isso porque o time italiano tem duas armas fortes para usar durante a corrida: o ritmo, que costuma ser melhor aos domingos, e a estratégia.

Isso, até o próprio Hamilton, que tenta descontar pelo menos parte da desvantagem de 20 pontos que tem para Sebastian Vettel no campeonato, reconhece.

“Acho que Sebastian e Kimi serão uma ameaça séria. A Ferrari tem sido excepcional neste ano e eles não têm cometido erros. A consistência é o motivo deles estarem na liderança, eles têm um grande carro e estão andando em alto nível. Acho que será uma grande batalha porque, nos treinos livres, em vários momentos a diferença foi menor que um décimo.”

Vettel larga em terceiro, depois de ter sido superado apenas pela terceira vez no ano pelo companheiro Kimi Raikkonen na classificação. O alemão acredita que, se os dois pilotos ferrarsitas conseguirem se manter próximos de Hamilton ao longo da prova, poderão usar táticas diferentes para provocar uma reação da Mercedes, atacando em duas frentes.

“Depende do ritmo que você tem. Se pudermos ficar perto dele, contando que vamos estar na mesma ordem, certamente podemos colocar pressão nele. Não dá para reagir aos dois ao mesmo tempo. Essa seria a situação ideal, mas primeiro temos de ver como será a largada e o ritmo.”

A menção do líder do campeonato às largadas não é coincidência: esta temporada tem tido primeiras voltas especialmente acidentadas, e certamente os primeiros metros serão essenciais para o desenrolar da prova.

O fator Bottas
E quem espera ganhar terreno desde o início é Valtteri Bottas, que larga apenas em nono depois de ter ficado em quarto no classificatório e de ter perdido cinco posições pela troca do câmbio. Sabendo da punição, o finlandês optou por uma tática diferente, fazendo o melhor tempo no Q2 com pneus macios, com os quais largará no domingo. Todos os outros pilotos do top 10 vão largar com os supermacios.

“Acho que será bom, estou muito feliz em largar com o pneu macio quando todos ao meu redor vão começar com os supermacios. Deve ser uma corrida interessante. Mas será importante não ficar preso atrás de algum piloto e ganhar posições no começo e acho que esse pneu macio pode gerar boas oportunidades para mim.”

A tentativa de Bottas é ficar mais tempo na pista na primeira parte da prova, usando pneus mais duráveis, e imprimir um ritmo forte para ganhar posições sem depender tanto de ultrapassagens. Outra possibilidade é colocar-se em posição de fazer apenas uma parada, uma vez que os pilotos ouvidos pelo UOL Esporte em Silverstone neste sábado afirmaram que ainda não está claro se será melhor fazer uma ou duas paradas na corrida.

De olho na chuva

Na parte final do grid, a torcida é que o clima instável da Inglaterra ajude os pilotos a ganhar posições. É o caso de Daniel Ricciardo, que larga em penúltimo depois de ter tido problemas no turbo de sua Red Bull.

“O positivo é que sabemos que o carro é muito bom com os intermediários e gosto desse tipo de condição. Eu mostrei isso quando fui o mais rápido no começo do treino”, afirmou o australiano.

Outro que aposta no imponderável durante a prova é Felipe Massa, que teve problemas de aquecimento de pneus na pista úmida e fria em Silverstone na classificação e também ficou preso no tráfego, e vai largar em 14º.

“Tomara que a gente consiga ter uma boa largada para conseguir ganhar posições. Em termos de chuva, qualquer coisa que possa acontecer para nos ajudar a ter um resultado melhor, que venha.”

A chance de chuva durante a prova, que tem largada às 13h locais, vem aumentando. Mas é esperado que as condições sigam variando, como tem acontecido desde a manhã do sábado.

Fórmula 1