Topo

Fórmula 1

Hamilton 'se vinga' de críticas com pole e exalta torcida na Inglaterra

Lewis Hamilton durante treinos livres em Silverstone, na Inglaterra - Dan Mullan/Getty Images
Lewis Hamilton durante treinos livres em Silverstone, na Inglaterra Imagem: Dan Mullan/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Silverstone

15/07/2017 12h31

O melhor tempo na classificação para o GP da Inglaterra não foi uma pole position comum para Lewis Hamilton. Em casa e depois de receber uma chuva de críticas de imprensa local por não ter comparecido a um grande evento promovido pela F-1 em Londres na quarta-feira, o inglês deu sua resposta na pista, sendo quase meio segundo mais rápido que o rival mais próximo, Kimi Raikkonen, da Ferrari, e superando até o próprio companheiro Valtteri Bottas por 776 milésimos.

“Você tem uma volta e ela precisa ser perfeita. Essa é a parte mais divertida do final de semana. Fiquei muito feliz com a volta que consegui no final e com a preparação mental que fiz e o resultado foi fantástico”, disse Hamilton, que justificou a ausência no evento pela necessidade de se focar para a corrida em casa. “Tenho tanto apoio aqui que é insano. Não tem nenhum outro piloto do mundo que tem uma torcida como a que eu tenho aqui. Isso faz diferença e a vantagem que consegui tem muito a ver com isso.”

O inglês chegou a ser investigado por ter atrapalhado Romain Grosjean na última parte da classificação, mas não foi punido.

A pole position de Hamilton, que foi de número 67 da carreira, impressionou justamente porque os tempos vinham sendo próximos ao longo do final de semana, como o piloto destacou ao UOL Esporte.

“Nós passamos todo o final de semana com menos de um décimo nos separando, então fui para a classificação pensando ‘onde vou conseguir tirar tempo?’. Eu sabia que podia tirar um pouco mais do carro, mas não esperava uma diferença como essa. Eu nem precisei olhar a tabela ou perguntar no rádio: pela volta que estava fazendo e pela reação da torcida, sabia que era a pole.”

A disputa da classificação não foi das mais tranquilas: o treino começou com pista molhada e ventava muito em Silverstone.

“Gostei da classificação ter começado com a pista um pouco molhada, porque estava muito próximo em relação aos tempos e depois a pista ia secando e era uma questão de quem conseguiria colocar os pneus de seco e fazer, por exemplo, a Copse de pé embaixo. Acho que me ajudou o fato de eu ter começado bem o final de semana, só aumentando a confiança, sem ter de fazer grandes mudanças no carro”, explicou.

Na corrida que tem largada às 9h da manhã deste domingo, Hamilton tem boas chances de ao menos diminuir a desvantagem em relação ao líder do campeonato, Sebastian Vettel, que larga em terceiro. O alemão 20 pontos na frente.

Fórmula 1