Topo

Fórmula 1

Excesso de agressividade dos jovens irritam pilotos mais experientes na F-1

Carros de Carlos Sainz ficou destruído após acidente no GP do Canadá - Clive Mason/Getty Images
Carros de Carlos Sainz ficou destruído após acidente no GP do Canadá Imagem: Clive Mason/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

19/07/2017 04h00

No Canadá, foi Carlos Sainz quem perdeu o controle de sua Toro Rosso e acertou em cheio Felipe Massa. Na prova seguinte, Daniil Kvyat errou a freada da primeira curva e tirou Fernando Alonso e Max Verstappen da prova. E no último final de semana, novamente o russo subiu na zebra e voltou à pista em cima do próprio companheiro de Toro Rosso. A temporada de 2017 da F-1 tem sido marcada por vários incidentes nas primeiras voltas, e Massa revela que a repetição de situações como esta está gerando irritação entre os pilotos mais experientes.

“Muita coisa tem acontecido na primeira volta e com a maioria dos pilotos que têm menos experiência”, afirmou o piloto da Williams ao UOL Esporte. “Há pilotos sempre se comportando de uma maneira imprevisível”.

Perguntado se era uma reclamação recorrente nas reuniões entre os pilotos, que são feitas sempre nas sexta-feiras de GP a portas fechadas,

Massa confirmou que sim. “Há alguns reclamando e são sempre os mesmos que estão sendo avisados corrida após corrida e continuam fazendo a mesma coisa”, afirmou, sem citar nomes.

“Acho que a Fórmula 1 deveria prestar mais atenção e isso e talvez dar um pouquinho mais de pontuação na carteira para essas coisas que vêm acontecendo praticamente em todas as corridas, especialmente nas primeiras voltas.”

Desde a polêmica do GP do Azerbaijão, quando Sebastian Vettel levou um drive through por causar uma colisão com Lewis Hamilton, em pena considerada branda por muitos no paddock, os comissários têm adotado punições mais severas do que no início do ano.

No GP da Áustria, por exemplo, Stoffel Vandoorne foi punido também com um drive through por desrespeitar bandeiras azuis (mostradas aos retardatários para abrir caminho aos pilotos mais rápidos) e, na Inglaterra, Daniil Kvyat teve pena semelhante por retornar à pista de forma perigosa em incidente ocorrido na primeira volta.

Fórmula 1