Topo

Fórmula 1

Hamilton está perto de recorde de poles de Schumi. Mas e o de vitórias?

Lewis Hamilton comemora vitória em Silverstone no meio dos  torcedores - Clive Mason/Getty Images
Lewis Hamilton comemora vitória em Silverstone no meio dos torcedores Imagem: Clive Mason/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Budapeste (HUN)

27/07/2017 04h00

Lewis Hamilton tem, neste final de semana no GP da Hungria, a primeira chance de igualar o recorde de 68 poles positions de Michael Schumacher, número que o alemão só alcançou tal marca em seu GP de número 242, enquanto o britânico disputou 198 corridas na carreira até aqui.

A queda da marca de Schumacher, que é a maior da história, é uma questão de tempo, mas e seu feito mais impressionante na carreira, as 91 vitórias, número considerado praticamente inalcançável? Especialmente devido às boas sequências que vêm conseguindo nas últimas quatro temporadas com a Mercedes, Hamilton está cada vez mais perto de chegar no alemão.

Atualmente, Hamilton tem 57 vitórias na carreira e já é o segundo na história no quesito, tendo superado Alain Prost, que venceu por 51 vezes. Quando tinha os mesmos 198 GPs que Hamilton tem agora, Schumacher já somava 74 vitórias, no GP de San Marino de 2003, e ainda teria na carreira dois títulos (2003 e 2004, sendo que no segundo teve uma das campanhas mais dominantes da história) e lutou diretamente pelo campeonato também em 2006, ou seja, ainda teve alguns anos no topo para vencer por mais 17 vezes e chegar às 91, o que ocorreu justamente em 2006.

Porém, as médias do alemão caíram significativamente nos três anos em que pilotou pela Mercedes, de 2010 a 2012, o que faz com que as médias dele e de Hamilton sejam semelhantes: atualmente o inglês venceu 28,79% das corridas que disputou, enquanto o alemão faturou 29,64% em uma carreira que contou com 307 largadas no total, contra 198 de Hamilton.

Um fator que pesa a favor do tricampeão é a idade: Hamilton tem atualmente 32 anos, dois a menos do que Schumacher tinha quando alcançou os 198 GPs que o inglês tem hoje. Ao mesmo tempo, o piloto da Mercedes vem dando declarações diferentes sobre seu futuro, ora dizendo que gostaria de fazer outras coisas em sua vida, ora afirmando que espera continuar por pelo menos mais 7 anos na categoria. Se isso acontecer, ele teria cerca de 140 GPs, levando em consideração o calendário atual, para vencer mais 34 vezes e igualar Schumacher, o que aconteceria mesmo se sua média de vitórias caísse para pouco mais de 24% no período, ou seja, se ele vencesse em torno de 5 GPs por ano.

Hamilton, que está fazendo sua 11ª temporada na F-1, já é o único piloto da história a ter vencido pelo menos uma corrida em todos os anos nos quais correu na categoria.

Confira os horários do GP da Hungria

Sexta-feira
Treino livre 1: 5h às 6h30
Treino livre 2: 9h às 10h30

Sábado
Treino livre 3: 6h às 7h
Classificação: 9h às 10h

Domingo
Corrida: 9h

Fórmula 1