Fórmula 1

"Triste" para uns, necessário para outros: pilotos se dividem sobre o halo

Instagram/Reprodução
Felipe Massa posta foto com o halo em sua Williams no México Imagem: Instagram/Reprodução

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Budapeste (HUN)

27/07/2017 14h02

Para Romain Grosjean, da Haas, a decisão da Federação Internacional de Automobilismo de introduzir o halo na próxima temporada, foi algo “triste para o esporte”. Já Daniil Kvyat, da Toro Rosso, disparou: “pode publicar, é uma merda!”. Outro que não gostou nada da decisão foi Kevin Magnussen, também da Haas, para quem a peça, que serve para aumentar a segurança na região da cabeça dos pilotos, tira parte da magia da F-1.

“Nao vejo a necessidade de aumentar a segurança. Deve haver um limite para que não fique chato. Lógico que é trágico quando algo acontece, mas faz parte e inclusive é um dos motivos que me fizeram querer estar aqui quando eu era criança. É muito recompensador quando você arrisca a vida e tem um bom resultado.”

Sebastian Vettel, por outro lado, não tem o mesmo ponto de vista. Perguntado se o halo faria com que crianças perdessem a fantasia de se arriscar em um F-1, o alemão disse que “não importa se você tem 5 ou 100 anos, nunca vai querer ver alguém morrer.”

O piloto da Ferrari se colocou, junto de outros nomes de peso da F-1, como Fernando Alonso e Daniel Ricciardo, a favor da introdução do halo. Já Felipe Massa pediu mais testes, mas também se mostrou favorável.

“Sabíamos que algo iria entrar para o ano que vem, até porque eles já tinham adiando. Depois que eles testaram o escudo e o Vettel não aprovou, a única coisa que ficou na mesa foi o halo. Lógico que os pilotos precisam usar para ver se não tem nenhum problema até relacionado à segurança. Mas sou favorável a tudo que torne o carro mais seguro. Temos que arriscar o máximo que podemos, mas os carros têm de ser seguros para qualquer eventualidade que possa acontecer. Tem muita coisa que ainda precisamos entender, mas se isso estiver vindo para a nossa segurança, então é positivo.”

Lewis Hamilton foi outro campeão do mundo que se colocou a favor do halo. Porém, o inglês pede que a FIA encontre algum tipo de solução para o aumento do peso do carro decorrente da introdução da peça, que pesa cerca de 8kg.

“Quando nos mostraram que o halo pode diminuir em 17% a chance de colisão na cabeça, é algo que não dá para ignorar. Mas os carros já são muito pesados, então espero que eles consigam diminuir o peso para que possamos pará-lo. E também acho que deveriam colocar todos os carros de uma vez na pista para ver como será. Mas, no geral, é uma loucura que a parte mais preciosa do nosso corpo continue exposta.”

Quem também citou a questão do peso foi o companheiro de Hamilton, Valtteri Bottas.

“É algo que pode salvar vidas e é isso que importa. Foi o que fez mais efeito até agora, mas pode mudar no futuro, pois ninguém gosta muito do visual. Não queremos que ninguém morra, mas carros de Fórmula 1 também devem ser bonitos. O ponto negativo é o aumento de peso, que vem crescendo cada vez mais.”

A FIA explicou nesta quinta-feira em Budapeste, onde a categoria realiza o GP da Hungria neste final de semana, que as equipes poderão testar o halo nas 10 corridas restantes da temporada.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo