Topo

Fórmula 1

Brasil fica sem pilotos do grid de largada pela primeira vez em 35 anos

Don Morley/Getty Images
Nelson Piquet, da Brabham, ficou fora do GP de San Marino em 1982 em razão de um boicote de equipes Imagem: Don Morley/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/07/2017 10h14

Fora do Grande Prêmio da Hungria deste domingo, em razão de um mal-estar, Felipe Massa (Williams) deixa o grid de largada da Fórmula 1 sem brasileiros. Assim, pela primeira vez em 35 anos o país não estará representado por um piloto em uma prova da categoria. A última vez que isso aconteceu foi em San Marino, em 1982.

Na ocasião, a Brabham de Nelson Piquet foi desqualificada do Grande Prêmio anterior, no Brasil, em razão de uma irregularidade técnica, quando o carro correu abaixo do peso permitido. Keke Rosberg, da Williams, foi punido pela mesma razão. Em seguida, parte das escuderias decidiu boicotar a prova em San Marino, mas nem todos os membros da associação de construtores aderiram à paralisação. Desta forma, o grid em Imola teve apenas 14 participantes.

Antes disso, o Brasil também havia ficado sem pilotos no grid para o Grande Prêmio da Itália, em 1977. Na ocasião, Alex Dias Ribeiro, pela March, e Emerson Fittipaldi, pela Fittipaldi, não conseguiram se classificar em Monza.

Neste sábado, a Williams confirmou que o brasileiro Felipe Massa está fora do GP da Hungria de Fórmula 1 depois de passar mal novamente durante o terceiro treino livre. O reserva Paul Di Resta será seu substituto.

Depois de sentir-se mal na sexta-feira e ser encaminhado ao hospital em Budapeste, Felipe Massa chegou a participar da terceira sessão de treinos livres para o GP da Hungria até cerca de 20 minutos para o final, mas voltou a se se sentir mal e teve de encerrar seu desempenho mais cedo.

"Felipe sentiu-se mal no final da segunda sessão de treinos livres de ontem, passou por alguns exames e foi levado ao hospital", explicou Claire Williams, chefe da equipe. "Ele foi liberado pelos médicos, mas voltou a se sentir mal e com tonturas durante a sessão da manhã deste sábado, então tomamos a decisão, junto de Felipe, de que ele não vai participar desta prova".

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!