Topo

Fórmula 1

Brasil fica sem pilotos do grid de largada pela primeira vez em 35 anos

Nelson Piquet, da Brabham, ficou fora do GP de San Marino em 1982 em razão de um boicote de equipes - Don Morley/Getty Images
Nelson Piquet, da Brabham, ficou fora do GP de San Marino em 1982 em razão de um boicote de equipes
Imagem: Don Morley/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/07/2017 10h14

Fora do Grande Prêmio da Hungria deste domingo, em razão de um mal-estar, Felipe Massa (Williams) deixa o grid de largada da Fórmula 1 sem brasileiros. Assim, pela primeira vez em 35 anos o país não estará representado por um piloto em uma prova da categoria. A última vez que isso aconteceu foi em San Marino, em 1982.

Na ocasião, a Brabham de Nelson Piquet foi desqualificada do Grande Prêmio anterior, no Brasil, em razão de uma irregularidade técnica, quando o carro correu abaixo do peso permitido. Keke Rosberg, da Williams, foi punido pela mesma razão. Em seguida, parte das escuderias decidiu boicotar a prova em San Marino, mas nem todos os membros da associação de construtores aderiram à paralisação. Desta forma, o grid em Imola teve apenas 14 participantes.

Antes disso, o Brasil também havia ficado sem pilotos no grid para o Grande Prêmio da Itália, em 1977. Na ocasião, Alex Dias Ribeiro, pela March, e Emerson Fittipaldi, pela Fittipaldi, não conseguiram se classificar em Monza.

Neste sábado, a Williams confirmou que o brasileiro Felipe Massa está fora do GP da Hungria de Fórmula 1 depois de passar mal novamente durante o terceiro treino livre. O reserva Paul Di Resta será seu substituto.

Depois de sentir-se mal na sexta-feira e ser encaminhado ao hospital em Budapeste, Felipe Massa chegou a participar da terceira sessão de treinos livres para o GP da Hungria até cerca de 20 minutos para o final, mas voltou a se se sentir mal e teve de encerrar seu desempenho mais cedo.

"Felipe sentiu-se mal no final da segunda sessão de treinos livres de ontem, passou por alguns exames e foi levado ao hospital", explicou Claire Williams, chefe da equipe. "Ele foi liberado pelos médicos, mas voltou a se sentir mal e com tonturas durante a sessão da manhã deste sábado, então tomamos a decisão, junto de Felipe, de que ele não vai participar desta prova".

Fórmula 1