Fórmula 1

Ele é brasileiro e corre sempre junto com a F-1, mas você nunca ouviu falar

Divulgação
O brasileiro Bruno Baptista faz sua primeira temporada na GP3 Imagem: Divulgação

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

09/08/2017 06h23

Em seu terceiro ano correndo na Europa, o brasileiro Bruno Baptista tem pela primeira vez o gostinho de estar bem perto do mundo da F-1, disputando uma das categorias de base que corre junto com a principal, a GP3. Mas o salto do novo ambiente não foi o único dado pelo piloto de 20 anos: com um carro que tem o dobro de potência do que estava acostumado, Baptista corre contra o tempo para se adaptar e permanecer correndo na Europa ano que vem.

“A grande maioria, como o Russell, que tenta com a Mercedes, veio da F-3, que é um carro mais forte - a diferença deve ser de uns 3s. Então acho que começamos alguns degraus mais abaixo. O que está faltando é a classificação, na hora de não errar em uma volta só”, revelou o piloto em entrevista ao UOL Esporte, que tem um ponto no campeonato após quatro rodadas duplas disputadas. Faltam mais quatro para o fim do campeonato.

“Achei que seria mais difícil no começo tanto na parte da adaptação, até por ser uma equipe francesa, quanto o próprio carro. Eu vim de um Renault que tinha 200 cavalos!”

Para se ter uma ideia do salto dado por Baptista, no circuito de Spielberg, na Áustria, que é curto em comparação com a maioria das etapas do campeonato, seu carro de F-Renault era cerca de 15s mais lento que o do modelo usado na GP3.

Apesar de ter se surpreendido positivamente com sua adaptação ao carro, Baptista revela qual sua grande dificuldade, algo que os pilotos da F-1 conhecem bem: acostumar-se com os pneus de alta degradação da Pirelli. Na GP3, são usados pneus com conceito semelhante ao utilizado pela categoria principal até o ano passado, com desgaste maior do que os atuais.

“É muito difícil se acostumar com esse pneu. Por isso faz muita diferença estar em seu segundo ano. O pneu que usamos é muito complexo e, a cada circuito, ele reage de uma forma. Por isso, para um novato chegar e surpreender, é muito difícil.”

Baptista tem como companheiros de equipe dois pilotos que estão em seu segundo ano - e já têm conexão com a F-1. Santino Ferrucci é piloto de testes da Haas e tem três pontos no campeonato até aqui. E Tatiana Calderon, ligada à Sauber, ainda não pontuou. Mesmo não tendo resultados tão diferentes dos demais pilotos da equipe DAMS, Baptista quer melhorar na segunda metade do campeonato e cogita até dar outra guinada na carreira caso isso não aconteça.

“F-2 para o ano que vem está fora de cogitação. Eu quero, mas acho muito difícil. Só se tivermos uma segunda metade do ano arrasadora, andando sempre no top 5. Minha meta é, começando de Spa, quero me classificar pelo menos entre os 12 primeiros. Se não conseguir, precisamos pensar um pouco mais e ver o que podemos fazer, talvez voltar para o Brasil e tentar uma Stock Car. Mas, se atingir minha meta de ficar entre os 12, sendo estreante, isso me colocar em posição de, ano que vem, brigar pelo campeonato.”

A próxima etapa da GP3 será realizada no mesmo final de semana do GP da Bélgica de F-1, dia 27 de agosto.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
AFP
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo