Topo

Fórmula 1

Só a Finlândia tem dois pilotos entre os grandes. E eles são bem diferentes

Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas raramente são vistos conversando no paddock - Clive Mason/Getty Images
Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas raramente são vistos conversando no paddock Imagem: Clive Mason/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

11/08/2017 05h22

Eles não chegam a ser rivais, mas não poderiam ser mais diferentes. Raramente são vistos conversando entre si durante os finais de semana de corrida. E, dentro da pista, já se estranharam algumas vezes desde o ano passado. Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas vêm do único país com dois representantes entre os times de ponta. Mas que ninguém espere qualquer união patriótica entre eles.

Por ter uma carreira bem mais longa e já ter sido campeão mundial, Raikkonen, que completa 38 anos em outubro, é muito mais popular em seu país, e é considerado muito mais carismático pelos finlandeses. De acordo com os repórteres do país que cobrem a F-1, a reação a qualquer bom resultado do campeão de 2007 é incomparavelmente maior a qualquer pole position ou vitória que Bottas possa ter.

O atual piloto da Mercedes fez quatro temporadas na Williams, conquistando alguns pódios, até ser chamado neste ano para substituir Nico Rosberg na equipe alemã. Mesmo medindo forças com Lewis Hamilton, que já firmou seu nome entre os melhores da história, Bottas tem ido bem, tendo superado o inglês, especialista em classificações, por cinco vezes em 11 definições no grid, e conquistando sua primeira vitória. Bottas soma 169 pontos, contra 188 de Hamilton, sendo que teve uma quebra em sua Mercedes, o que não aconteceu com o companheiro, e é o piloto que mais pontuou no campeonato nas últimas cinco etapas.

Já Raikkonen vem sendo sistematicamente superado por Sebastian Vettel, a exemplo do que já acontecera nos últimos dois anos. Depois de um retorno surpreendente à F-1 em 2012, conquistando vitórias pela Lotus, o finlandês vem decepcionando em sua volta à Ferrari.

Revoltado com erro de Kimi, Bottas lançou no rádio: "Que m...ele quis fazer?". Na última volta, Kimi Raikkonen tentou ultrapassar Bottas por dentro. Kimi perdeu o tempo de freada e atingiu a Williams do compatriota. Bottas saiu da prova, e Raikkonen terminou em quinto. Mas o acidente será investigado, e Kimi pode ser punido - Fórmula 1/Oficial - Fórmula 1/Oficial
Revoltado com erro de Kimi, Bottas lançou no rádio: "Que m...ele quis fazer?". Na última volta, Kimi Raikkonen tentou ultrapassar Bottas por dentro. Kimi perdeu o tempo de freada e atingiu a Williams do compatriota. Bottas saiu da prova, e Raikkonen terminou em quinto. Mas o acidente será investigado, e Kimi pode ser punido
Imagem: Fórmula 1/Oficial
Único profissional do paddock que trabalhou com ambos, tendo sido companheiro de Raikkonen entre 2007 e 2009 na Ferrari e de Bottas entre 2014 e 2016 na Williams, Felipe Massa vê semelhanças no jeito de ser dos dois.

“Acho que os dois são pilotos que falam muito pouco e têm a mentalidade finlandesa. Eles ficam no canto deles e só falam quando é obrigatório falar - e o Valtteri fala um pouco mais do que o Kimi”, disse o brasileiro ao UOL Esporte.

Porém, uma diferença é clara: enquanto Raikkonen é conhecido por ser um talento natural, que nunca deixou de curtir a vida, Bottas é o oposto.

“Na pista, os dois têm um talento enorme. Mas a grande diferença que eu vejo é que o Valtteri é um piloto totalmente trabalhador, muito focado no seu trabalho. E isso não tem comparação com o Kimi.”

Mesmo assim, não dá para cravar que o piloto da Mercedes é um ‘nerd’, enquanto o da Ferrari é o baladeiro. A vida de Kimi mudou bastante desde que o piloto se tornou pai e casou com a ex-comissária de bordo Mintuu Raikkonen. Já Bottas, que também se casou recentemente com a ex-nadadora olímpica Emilia Pikkarainen, não esconde suas raízes finlandesas. Perguntado sobre o que faria nas férias, o piloto não titubeou. “A primeira coisa que vou fazer é passar uma semana tomando cerveja na sauna”. Mais finlandês, impossível.

Fórmula 1