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Previsível? Relembre as 5 vezes em que a Fórmula 1 surpreendeu em 2017

Hamilton e Vettel se envolvem em batida no GP de Baku - F-1/oficial
Hamilton e Vettel se envolvem em batida no GP de Baku Imagem: F-1/oficial

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

14/08/2017 04h00

Há quem diga que a Fórmula 1 anda previsível, mas nesta temporada foram vários os acontecimentos inesperados, tônica que começou logo depois do final do campeonato passado, quando o campeão Nico Rosberg surpreendeu a todos - até mesmo sua equipe, a Mercedes - que iria se aposentar. A decisão acabou gerando um efeito cascata que encheu a pré-temporada de notícias, passando pelo retorno de Felipe Massa. Mas o ano de 2017 só estava começando e muita coisa ainda estava por vir.

Relembre as 5 vezes em que a F-1 surpreendeu em 2017:
1. Desacreditada, Ferrari vence a primeira corrida:
Quando todos esperassem que, com a mudança de regras, a Red Bull se tornasse a maior ameaça ao domínio da Mercedes, é a Ferrari, com um grupo técnico pouco experiente e depois de uma série de fracassos, que faz um bom carro e não só se coloca como grande rival, como também bate os atuais tricampeões mundiais. E o time de Maranello continua bem mesmo após 11 etapas, com Sebastian Vettel com 14 pontos de vantagem na ponta.

Alonso lidera as 500 milhas de Indianápolis -  Brian Spurlock-USA TODAY Sports  -  Brian Spurlock-USA TODAY Sports
Imagem: Brian Spurlock-USA TODAY Sports
2. Alonso desiste de correr GP de Mônaco para ir para Indianápolis: Até a notícia de que Jenson Button voltaria da aposentadoria para substituir o espanhol passou quase despercebida perto do interesse gerado pela aventura de Alonso, que acabou tendo um ótimo desempenho, andando sempre no pelotão da frente até que o motor Honda o deixou na mão com 21 voltas para o fim. Em Mônaco, o piloto não perdeu muito, pois a McLaren abandonou com os dois carros.

3. A novela de Vettel em Baku: O GP do Azerbaijão como um todo foi cheio de surpresas, mas ficou marcado pelas cenas dignas de briga de trânsito, quando Vettel bateu na traseira de Hamilton, que diminuiu a velocidade atrás do Safety Car, não gostou e jogou a Ferrari para cima da Mercedes. O tetracampeão chegou a ficar na mira da FIA, que reabriu a investigação por achar que a punição dada ao piloto durante a prova saíra barato. Mas Vettel se desculpou e ficou tudo na mesma.

Alonso lidera as 500 milhas de Indianápolis -  Brian Spurlock-USA TODAY Sports  -  Brian Spurlock-USA TODAY Sports
Imagem: Brian Spurlock-USA TODAY Sports
4. Halo aprovado na surdina: dias depois de Vettel ser o primeiro piloto a testar o escudo, uma nova proposta para aumentar a proteção na região da cabeça dos pilotos, a FIA decidiu, sem consultar pilotos e equipes, adotar o halo, que não era testado desde o final do ano passado e nunca teve apoio dentro da categoria. Foi uma medida bastante impopular entre os fãs, mas na F-1, de uma hora para a outra, todos passaram a apoiar - ou pelo menos aceitar - a ideia.

kubica braço - Charles Coates/Getty Images - Charles Coates/Getty Images
Imagem: Charles Coates/Getty Images
5. A possível volta de Kubica: Poucos deram atenção quando o polonês, que sofreu grave acidente em 2011, quase perdendo o braço direito, e desde então nunca competiu em nenhum carro de fórmula, fez um teste, no início de junho, e deu 115 voltas em um traçado simples em Valência. Mas a tentativa de um retorno que seria uma das histórias mais impressionantes do esporte era real e, em menos de dois meses, Kubica estava medindo forças com pilotos do atual grid  e com um carro de 2017 no seletivo circuito de Hungaroring. E o ótimo desempenho deve garantir a ele pelo menos mais uma chance de fazer um treino livre. Ou até, no que seria mais uma surpresa para a temporada, permitir que ele retorne a ser titular após sete anos.

Após a pausa de agosto, a F-1 retorna no próximo dia 27, no GP da Bélgica. Faltam nove etapas para o final do campeonato.

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