Topo

Fórmula 1

Disputado por grandes, francês ambicioso é candidato a nova estrela da F-1

Esteban Ocon, da Force India, em Mônaco - Mark Thompson/Getty Images
Esteban Ocon, da Force India, em Mônaco Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

15/08/2017 04h00

Ele é rápido, consistente, e já mostrou que não tira o pé nem em disputas com o próprio companheiro de equipe. O francês Esteban Ocon vem mostrando em sua temporada de estreia na Fórmula 1 por que foi alvo de disputa entre duas gigantes do automobilismo, Mercedes e Renault, e já está chamando a atenção até da Ferrari.

O piloto de 20 anos começou a chamar a atenção quando bateu Max Verstappen no campeonato de F-3 Europeia de 2014 e, no ano seguinte, conquistou outro título, na GP3. O sucesso fez com que Ocon pulasse a fase seguinte, que seria a F-2, e se tornasse piloto de testes primeiro da Force India, e depois de Renault e Mercedes, após uma disputa entre as duas montadoras pelo seu passe.

Ocon optou pelos alemães e acabou ganhando a chance de correr pela Manor na segunda metade da temporada passada, causando boa impressão e ganhando a prioridade sobre Pascal Wehrlein, que seria o próximo na linha de sucessão do programa de jovens pilotos da Mercedes. Assim, chegou à vaga de titular da Force India, que vem se mostrando o melhor time do meio do pelotão.

Correndo ao lado de Sergio Perez, que traz consigo importante aporte financeiro para a equipe, Ocon passou por alguns momentos de grande pressão, que culminaram com um toque no GP do Azerbaijão, que acabou prejudicando a corrida dos dois pilotos da Force India e gerou duras críticas de Perez.

O saldo para Ocon, contudo, é positivo, a julgar pelas declarações de seus chefes. Isso a ponto de Toto Wolff, que comanda a Mercedes e também o programa de desenvolvimento, o considerar um futuro campeão em potencial.

“Ele está fazendo um trabalho realmente fantástico para sua primeira temporada. Ele está se desenvolvendo da maneira correta, e será uma estrela do futuro”, disse o austríaco.

Ocon na F3 - Divulgação - Divulgação
Ocon bateu Verstappen na F-3
Imagem: Divulgação
Otmar Szafnauer, chefe operacional da Force India, destacou o papel importante do novato na pontuação geral da equipe, que ocupa, com sobras, o quarto lugar do mundial de construtores, com mais que o dobro (101 contra 41) de pontos da Williams, que tem um orçamento maior.

“É um dos motivos pelos quais o escolhemos. É difícil prever o futuro, mas estamos felizes por ele estar fazendo o que esperávamos dele.”

Após 11 etapas, Ocon está a 11 pontos de Perez, que faz sua sétima temporada na F-1. E até a Ferrari já está de olho nas performances do francês, que também segue na mira da Renault. Muito desse interesse tem a ver com a ambição já demonstrada pelo francês, que tem pressa de conquistar uma vaga em um time grande.

Enquanto a oportunidade não chega, Ocon vai cumprindo a meta que estabeleceu no começo do ano: tentar pontuar em todas as provas do ano. A única vez que o francês não chegou no top 10 foi em Mônaco, quando foi 12º.

“Estou muito feliz com minha temporada até aqui”, disse ao UOL Esporte. “Minha meta era marcar pontos em todas as corridas e é isso que estamos fazendo, só em Mônaco que tivemos azar. A cada corrida estou me sentindo mais confiante com o carro e estou me integrando melhor com a equipe. Estou animado para ver o que vai acontecer no restante da temporada. Não vou tirar o pé até conquistar meu primeiro pódio!”

Fórmula 1