Topo

Fórmula 1

Chefe da Haas diz que Fórmula 1 precisa de "novas Minardis"

Romain Grosjean em ação pela Haas no Grande Prêmio da Áustria - Mark Thompson/Getty Images
Romain Grosjean em ação pela Haas no Grande Prêmio da Áustria Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/08/2017 15h24

De acordo com Gunther Steiner, chefe de equipe da Haas, a Fórmula 1 precisa de mais Minardis para dar experiência aos pilotos mais jovens. A equipe em questão competiu na categoria entre 1985 e 2005 e teve como melhor resultado a sétima colocação no Mundial de Construtores de 1991.

"A dificuldade para jovens pilotos é que eles precisam estar na hora certa no lugar certo. Não há nada que você possa fazer sobre isso, no momento você não pode nem comprar um cockpit. Quando a Minardi estava na Fórmula 1, a Minardi talvez estivesse feliz em estar em último, o trabalho deles era promover pilotos. Talvez eles não estivessem felizes por serem os últimos, mas eles podiam viver com isso porque esse era o modelo de negócios deles: desenvolver pilotos, um bom modelo de negócios", disse Steiner, segundo reportagem do site britânico "Autosport".

"É como quando Daniel Ricciardo dirigiu para a HRT em 2011, você sabia que ele não ia fazer nada, mas deu a ele experiência e isso não existe mais. Talvez seja bom que não tenhamos mais essas equipes correndo no fundo do grid, mas talvez seja ruim", completou.

A Minari foi comprada pela Red Bull e virou a Toro Rosso em 2006. Antes disso, a escuderia lançou nomes como Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella, Jarno Trulli e Mark Webber.

A Haas, equipe de Steiner, ocupa atualmente a sétima colocação no Mundial de Construtores.

Fórmula 1