Topo

Fórmula 1

Sob chuva e com apenas 16 minutos de treino, Massa lidera treino livre

Safety Car faz reconhecimento da pista de Monza na chuva - Dan Istitene/Getty Images
Safety Car faz reconhecimento da pista de Monza na chuva Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Monza (ITA)

02/09/2017 07h02

Com a chuva caindo no circuito de Monza desde a noite da sexta-feira, a preparação de carros e pilotos para a classificação do GP da Itália na última sessão de treinos livres ficou prejudicada: a pista foi liberada por apenas 16 minutos nesta manhã.

Apenas sete pilotos chegaram a completar voltas rápidas, sendo que Felipe Massa foi o mais veloz, com seu companheiro de Williams, Lance Stroll, em segundo. Nico Hulkenberg, da Renault, foi o terceiro.

O líder do campeonato, Sebastian Vettel, que tem sete pontos de vantagem para Lewis Hamilton, fez apenas voltas de instalação, sem marcar tempos, assim como seu rival.

A chuva já havia provocado o cancelamento da GP3 horas antes e continua caindo sob o circuito de Monza mesmo após a conclusão do treino livre.

Massa explicou que, como os carros andam com uma configuração de pouca pressão aerodinâmica em Monza devido às longas retas, é sempre mais complicado pilotar no circuito italiano com chuva.

“Tem menos aderência, menos pressão aerodinâmica, por isso dificulta. Mas sempre depende de quanta chuva cai: se for muita chuva, é difícil em qualquer lugar.”

Curiosamente, em 67 anos do GP da Itália em Monza, a corrida só foi disputada sob chuva em uma oportunidade, em 2008. A previsão para o domingo, contudo, é de tempo seco.

Confira os tempos da terceira sessão de treinos livres do GP da Itália

1.Felipe Massa (BRA) Williams - 1min40s660
2.Lance Stroll (CAN( Williams - 1min40s888
3.Nico Hulkenberg (ALE) Renault - 1min41s491
4.Carlos Sainz Jr. (ESP) Toro Rosso - 1min41s515
5.Jolyon Palmer (ING) Renault - 1min44s369
6.Marcus Ericsson (SUE) Sauber - 1min44s701
7.Daniil Kvyat (RUS) Toro Rosso - 1min45s033

Fórmula 1