Topo

Fórmula 1

Idade e marketing vão pesar na definição do futuro de Massa, diz chefe

Felipe Massa é piloto da Williams na Fórmula 1 - Dan Mullan/Getty Images
Felipe Massa é piloto da Williams na Fórmula 1 Imagem: Dan Mullan/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

05/09/2017 04h00

Depois de a Ferrari dar o pontapé inicial no mercado de pilotos e anunciar a permanência de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen em 2018, agora são os boatos no meio do pelotão que agitam as discussões para a próxima temporada. E uma das vagas em jogo é a de Felipe Massa na Williams.

Em entrevista ao UOL Esporte, a chefe da equipe, Claire Williams, disse que a equipe não tem um prazo para definir quem estará ao lado de Lance Stroll em 2018.

“Não temos um prazo em si, mas é claro que você quer tomar sua decisão sobre a dupla de pilotos o mais rápido possível. Mas temos de tomar essa decisão no momento certo para a equipe e ele ainda não chegou.”

A dirigente, contudo, mencionou a importância de três fatores: o piloto deve ter mais do que 24 anos, uma vez que a principal patrocinadora, uma marca de bebidas alcoólicas, precisa de alguém que possa representá-la comercialmente em todo o mundo, ter bom desempenho e ser lucrativo para o time.

“Temos um critério de um dos nossos patrocinadores que precisamos respeitar. Então a idade é uma questão para nós. Mas também há outros critérios que também temos de cumprir. Precisamos de alguém que tenha uma boa performance e que também nos dê um ótimo retorno do lado técnico para ajudar a desenvolver o carro. Mas, sendo uma equipe independente, também precisamos de alguém bom do lado do marketing também.”

Não há muitos pilotos com essas características no mercado. Fernando Alonso foi sondado, mas não considera trocar a McLaren pela Williams, e outro nome seria o de Sergio Perez, além do próprio Massa, que espera uma definição ainda neste mês.

“Não tem motivo para a equipe demorar para escolher seu caminho para o ano que vem, até porque, quanto mais você demora, menos opções você tem. Este mês de setembro deve ser importante para isso. No momento, estou aberto para estudar todas as opções que eu tenho”.
Também falando ao UOL Esporte, Stroll afirmou que se mantém à margem da decisão da equipe.

“Estou focado em mim mesmo e o resto deixo para a equipe cuidar. Sempre ajuda [ter um companheiro experiente], mas a escolha da equipe, qualquer que seja, não vai me afetar.”

Fórmula 1