Fórmula 1

Vantagem dos motores da Mercedes após manobra não preocupa Vettel

AFP/Pool/Valdrin Xhemaj
Sebastian Vettel (Ferrari) e Lewis Hamilton (Mercedes) passam pelos boxes Imagem: AFP/Pool/Valdrin Xhemaj

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Cingapura (CIN)

14/09/2017 04h00

A decisão da Mercedes de antecipar a última atualização de seu motor do ano causou muita polêmica na Fórmula 1 nas últimas semanas, mas não preocupa sua maior rival, a Ferrari. O time italiano optou por esperar para introduzir melhoras, e embora esteja em desvantagem atualmente, acredita que pode ganhar mais na reta final do campeonato.

O quarto e último motor da Mercedes foi introduzido antes do GP da Bélgica, aproveitando uma brecha no regulamento que permitia o uso de mais óleo lubrificante no processo de combustão, algo que faz diferença especialmente em classificação. A Ferrari, por sua vez, avaliou que a vantagem não seria tão significativa e decidiu adiar a introdução do quarto motor, como explicou Sebastian Vettel.

“Não sei se esse foi o plano o tempo todo para eles, ou se eles reagiram à mudança [na regra] e adiantaram as coisas porque tinham outros problemas. Acho que nós estamos dentro da nossa meta. Obviamente sabemos que haverá uma mudança a partir de agora, mas seria bobo simplesmente deixar essa oportunidade passar, mas esse não era nosso propósito.”

Mesmo que o alemão tenha visto o rival Lewis Hamilton ganhar as duas corridas disputadas desde a introdução do novo motor e roubar a liderança do campeonato, a chefia da Ferrari segue acreditando que a decisão da Scuderia foi correta.

“Não há nenhum conflito”, assegurou Maurizio Arrivabene. “A Mercedes introduziu sua última atualização cedo, o que também traz desvantagens, porque não dá para desenvolver mais o motor ao longo da temporada e é isso que eu tenho a dizer sobre o assunto.”

A aposta da Ferrari é no motor que está sendo desenvolvido usando impressoras 3D e que não tem data para ser introduzido. Um dos problemas da Scuderia é o fato de Vettel já estar usando seu quarto e último turbocompressor desde a quinta etapa, na Espanha, correndo risco de sofrer alguma punição nas sete provas restantes.

Na Mercedes, o chefe Toto Wolff defendeu a decisão da Mercedes e reconheceu o risco de perder terreno para a Ferrari quando os italianos estrearem seu último motor.

“Acho que as coisas ganharam uma projeção maior do que deveriam. Introduzimos a última atualização antes para termos mais performance, com o risco de faltarem muitas corridas para o fim da temporada. Além disso, o desenvolvimento vai ter que parar agora e, quanto mais você demora para introduzir a última atualização, mais você pode ganhar”, avaliou.

“Nós não adotamos nossa estratégia para ganhar vantagem queimando mais óleo. E quem quiser pode perguntar À FIA qual a diferença disso e eles vão dizer que todos os motores estão basicamente iguais nesse sentido. Não sei por que isso ganhou tanta importância.”

Em um circuito que deve ser favorável para a Ferrari, os pilotos voltam à pista nesta sexta-feira para os treinos livres do GP de Cingapura.

Confira os horários do GP de Cingapura
Sexta-feira
Treino Livre 1   das 7h às 8h30
Treino Livre 2   10h30 ao meio-dia

Sábado
Treino Livre 3   das 7h  às 8h
Classificação das 10h às 11h

Domingo
Corrida 9h
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Topo