Fórmula 1

Em meio a grandes mudanças, Red Bull se mexe para manter dupla de pilotos

Mark Thompson/Getty Images
Daniel Ricciardo, da Red Bull, no pódio do GP de Cingapura Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Cingapura (CIN)

21/09/2017 04h00

Quando a temporada de 2017 começou, a expectativa era grande para a dança das cadeiras entre os pilotos para o próximo ano. Mas a manutenção das duplas das principais equipes, como Mercedes, Ferrari e Red Bull, está fazendo todo mundo ficar de olho no que vai acontecer no final do ano que vem. Especialmente o time de Daniel Ricciardo e Max Verstappen, que deve passar por grandes mudanças no final de 2018 e tenta garantir a permanência da atual dupla de pilotos.

A Red Bull teria recebido da Renault a informação de que seu atual contrato de fornecimento de motores não será renovado no final do ano que vem, algo que está diretamente ligado com o acordo recentemente divulgado entre os franceses e a McLaren, que é válido por três anos a partir do ano que vem. Afinal, não interessa à Renault equipar times que, potencialmente, podem ser mais fortes que sua equipe de fábrica.

A saída para a Red Bull seria apostar na recuperação da Honda, que começa, na próxima temporada, uma parceria com sua equipe júnior, a Toro Rosso. Certamente o chefe Christian Horner e companhia estarão de olho na evolução dos japoneses, o que poderia se tornar um caminho interessante principalmente com a mudança no regulamento dos motores, em 2021, que colocará todos em pé de igualdade novamente em termos de desenvolvimento.

Até lá, entretanto, Horner sabe que precisa convencer seus atuais pilotos a ficar. Daniel Ricciardo fica livre ao final de 2018 e Max Verstappen teria um contrato até o fim de 2019, mas estaria disposto a tentar uma liberação. Para o chefe da Red Bull, a única forma de segurar a atual dupla é fazendo um carro que lute por campeonatos, o que não acontece desde 2013.

“Ambos nossos pilotos estão sob contrato, pelo menos pelo ano que vem. Cabe a nós produzir um bom carro, sermos competitivos. E então por que os pilotos gostariam de estar em qualquer outro lugar? Obviamente temos muita escolha, mas nosso primeiro objetivo é manter os dois que temos no carro no momento.”

O australiano, que não esconde sua vontade de ir para a Ferrari, mas reconhece que dificilmente seria um nome aprovado por Sebastian Vettel, que tem contrato por mais três anos, afirmou ao UOL Esporte que vai avaliar a situação geral apenas ano que vem.

“Acredito que teremos de avaliar qual será a situação ano que vem. No momento, certamente é cedo demais. Claro que sei que estou fora de contrato ano que vem, mas é muito cedo para tomar qualquer decisão. Até porque temos de esperar para ver o que acontece ao redor em 2018, mas daqui até pelo menos o início do ano que vem meu único objetivo será fazer o melhor com o que nós temos e tentar vencer. Isso é o mais importante.”

Isso porque há outras vagas que podem se abrir: Kimi Raikkonen, na Ferrari, fica fora de contrato, assim como ambos os pilotos da Mercedes, potencialmente abrindo as três vagas mais cobiçadas do mercado.

Para o ano que vem, a única mudança confirmada até agora é a ida de Carlos Sainz para a Renault.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo