Topo

Fórmula 1

Com Hamilton e Vettel com problemas, saiba o que esperar do GP do Japão

Lewis Hamilton foge na liderança, com Sebastian Vettel em segundo - AFP PHOTO / Emmanuel DUNAND
Lewis Hamilton foge na liderança, com Sebastian Vettel em segundo Imagem: AFP PHOTO / Emmanuel DUNAND

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Suzuka (JAP)

04/10/2017 04h00

O campeonato da Fórmula 1 chega a sua fase decisiva em uma situação curiosa: o líder Lewis Hamilton virou o jogo depois de ficar atrás de Sebastian Vettel até a 13ª etapa, mas está preocupado com as oscilações sem explicação de sua Mercedes. Já o alemão viu a Ferrari ser superior nas últimas duas etapas, mas não conseguiu aproveitar agora tem de reverter uma desvantagem significativa, de 34 pontos.

É com este cenário que o campeonato vai neste final de semana para o Japão, onde disputa a 16ª etapa do campeonato. Ainda há 125 pontos em jogo.

5 motivos para ver o GP do Japão
Qual Mercedes vai aparecer em Suzuka?
O time de Lewis Hamilton dominou na Bélgica e especialmente na Itália, mas depois viu o rendimento cair significativamente em Cingapura e na Malásia, não apenas em relação à Ferrari, mas também perdendo para a Red Bull no último final de semana. Os engenheiros da equipe confessam não entender o porquê da queda, que teria relação com as temperaturas de pista, e o próprio Hamilton admite que os altos e baixos preocupam.

Vettel pode largar mais atrás de novo: O estranho acidente com Lance Stroll após a bandeirada do GP da Malásia pode sair caro para Vettel: a primeira avaliação da Ferrari não constatou problemas, mas o câmbio do carro de Vettel será testado na pista em Suzuka para a comprovação de que não será necessária a troca. Caso contrário, ele perdeia 5 posições no grid. Na Malásia, Vettel já teve que fazer uma corrida de recuperação e foi o quarto após largar em último.

Red Bull na briga: Ainda desenvolvendo seu carro nesta temporada, a Red Bull vem crescendo nas últimas etapas, e já tem um ritmo semelhante a Mercedes e Ferrari. Isso deve se repetir em Suzuka, um circuito que premia carros que produzam alta pressão aerodinâmica.

Ânimos acirrados: Vários pilotos saíram na bronca na última etapa na Malásia, que teve troca de farpas e desentendimentos na pista entre Magnussen e Alonso, Alonso e Vettel, Vettel e Stroll e Massa e Ocon, abrindo a chance para mais confusão neste final de semana.

Preparação comprometida: Há a previsão de chuva para a sexta-feira, dia em que as equipes determinam o acerto dos carros, testam novidades e fazem as simulações de classificação e de corrida. O sábado e o domingo devem ter pista seca em Suzuka.

GP do Japão – Suzuka
Quinta-feira, 05 de Outubro
Treino Livre 1   22:00 – 23:30
Sexta-feira, 06 de Outubro
Treino Livre 2   02:00 – 03:30
Sábado, 07 de Outubro
Treino Livre 3   00:00 – 01:00
Classificação – 03:00 – 04:00
Domingo, 08 de Outubro
Corrida – 02:00

Fórmula 1