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Desprezo russo selou destino de Kvyat. E até Kubica está de olho na vaga

Daniil Kvyat, da Toro Rosso - Dan Istitene/Getty Images
Daniil Kvyat, da Toro Rosso Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Suzuka (Japão)

04/10/2017 04h00

Não é muito difícil justificar a decisão da Toro Rosso de substituir Daniil Kvyat com seis provas para o final da temporada pelo francês. Afinal, o russo marcou apenas quatro dos 52 pontos da equipe neste ano, e estava a apenas dois pontos de levar um gancho por excesso de punições. No entanto, questões financeiras acabaram por selar o futuro do piloto, que chegou a conquistar pódios quando corria pela equipe principal da Red Bull.

Kvyat sempre foi uma aposta comercial da Red Bull, que estava de olho no gigante mercado russo. Porém, em suas cinco temporadas na F-1, Kvyat não conseguiu atrair patrocinadores russos e a situação acabou piorando nos últimos meses, quando sua série de resultados ruins acabou gerando muitas críticas em seu país natal. Assim, ao invés de gerar receita com o piloto, a Red Bull acabou tendo marketing negativo na Rússia.

Tanto, que o chefe da Toro Rosso, Franz Tost, indicou que o substituto de Kvyat, o francês Pierre Gasly, poderá perder a chance de ser campeão da Super Fórmula japonesa, categoria que vinha disputando neste ano. Isso, mesmo com Kvyat estando teoricamente apto para retornar à vaga.

A final da categoria coincide com a etapa dos Estados Unidos. Porém, Tost disse na Malásia que Gasly deve permanecer como titular. “Precisamos discutir o que vai acontecer, mas o normal é que Pierre esteja no carro em todas as provas que restam no campeonato.”

A possível ausência de Kvyat mesmo em Austin é vista no paddock como um forte indicativo de que a porta da Toro Rosso esteja completamente fechada para o russo. Mas isso gera outro problema: quem vai substituí-lo.

Não existe nenhum nome dentro do programa de jovens pilotos da Red Bull que possa ter a superlicença. E até mesmo a vontade da Honda de ter um piloto japonês vai ter de esperar pelo menos um ano pelo mesmo motivo.

Isso abre o caminho para Robert Kubica. O polonês tem como primeiro alvo a vaga de Felipe Massa na Williams, com quem testa dias 11 e 18 de outubro e de quem espera uma resposta até o final deste mês. Mas sua vontade é ter uma chance de voltar à F-1 depois de sete anos, o que é bem visto pela Honda, que teria um piloto de reconhecido retorno técnico para desenvolver seu motor e com nome.

Ano que vem, a Toro Rosso já vai perder Carlos Sainz, que vai para a Renault, e precisa de outro nome para correr ao lado de Gasly. O francês fez sua estreia no último final de semana e se prepara para o GP do Japão, que será disputado neste domingo.

GP do Japão – Suzuka
Quinta-feira, 05 de Outubro
Treino Livre 1   22:00 – 23:30
Sexta-feira, 06 de Outubro
Treino Livre 2   02:00 – 03:30
Sábado, 07 de Outubro
Treino Livre 3   00:00 – 01:00
Classificação – 03:00 – 04:00
Domingo, 08 de Outubro
Corrida – 02:00

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