Topo

Fórmula 1

Massa não vê vaga para 2018 ameaçada por testes da Williams com rivais

Felipe Massa e Lance Stroll no paddock de Suzuka, no Japão - Clive Mason/Getty Images
Felipe Massa e Lance Stroll no paddock de Suzuka, no Japão Imagem: Clive Mason/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Suzuka (JAP)

05/10/2017 08h05

As próximas semanas devem ser decisivas para o futuro de Felipe Massa na Fórmula 1. A Williams fará testes de pista com Robert Kubica entre os GPs do Japão e dos Estados Unidos, e também com Paul Di Resta, ao mesmo tempo em que avalia questões comerciais e financeiras para decidir quem será o companheiro de Lance Stroll ano que vem.

Perguntado pelo UOL Esporte se pretende acompanhar os testes de perto, Massa salientou que andar com um carro defasado, uma vez que é o que as regras determinam, pode não ser produtivo para a Williams avaliar seu futuro piloto. E deu a entender que a decisão não depende diretamente disso, como já havia indicado no final de semana passado, na Malásia.

“Se o teste acontecer - eu sequer tenho a certeza se vai acontecer ou não, ainda que não seria uma surpresa se o teste acontecesse - será muito difícil analisar, por ser um carro de quatro anos atrás, se escolher um piloto diferente de mim será o certo. É praticamente impossível avaliar”, defendeu Massa.

“Então, para mim, não muda nada no que eu represento para a equipe. Vou analisar depois do teste, como foi, mas nada que mude algo para mim em relação ao ano que vem. E também acredito que a ideia da equipe em termos do que eles precisam em relação ao piloto não acho que um teste possa dar a certeza clara para o ano seguinte.”

Além de Kubica e Di Resta, outro piloto que está de olho na vaga na Williams é Pascal Wehrlein. Apadrinhado por Toto Wolff, que tenta usar o fato da Mercedes ser fornecedora de motores da equipe para colocar seu piloto, ainda que ele tenha menos dos 25 anos necessários para que o principal patrocinador do time possa divulgar sua marca por todo o mundo, o alemão confirmou ao UOL Esporte que tem interesse em ocupar o lugar de Massa.

“Há algumas negociações e eu estou em contato com eles. Espero que meu futuro seja resolvido logo, mas ainda estamos com a temporada rolando e meu foco é neste campeonato.”

Em relação a Kubica, uma resposta precisa ser dada até o final de outubro. O prazo é semelhante ao dado pelo próprio Massa, que quer saber qual será seu futuro antes do GP do Brasil, na segunda semana de novembro.

Neste final de semana, Massa disputa o GP do Japão, 16ª etapa do campeonato.

GP do Japão – Suzuka
Quinta-feira, 05 de Outubro
Treino Livre 1   22:00 – 23:30
Sexta-feira, 06 de Outubro
Treino Livre 2   02:00 – 03:30
Sábado, 07 de Outubro
Treino Livre 3   00:00 – 01:00
Classificação – 03:00 – 04:00
Domingo, 08 de Outubro
Corrida – 02:00
 

Fórmula 1