Topo

Fórmula 1

'Queridinha' dos pilotos, Suzuka fica ainda mais desafiadora em 2017

A pista de Suzuka e conhecida pelas subidas e descidas e curvas de alta velocidade - Clive Mason/Getty Images
A pista de Suzuka e conhecida pelas subidas e descidas e curvas de alta velocidade Imagem: Clive Mason/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Suzuka (JAP)

06/10/2017 04h14

A pista de Suzuka sempre esteve entre as favoritas dos pilotos da Fórmula 1. Afinal, ela não é das mais fáceis: são curvas de alta velocidade, algumas delas cegas, e muitos sobes e desces, que dão a sensação de que o piloto está em uma montanha russa a 300km/h. Isso em uma pista apertada, com os muros muito próximos.

Tanto, que para Valtteri Bottas, trata-se do melhor circuito do calendário. “A pista tem uma fluidez muito boa. Com certeza, são muitas curvas de alta velocidade, mas também muito sobe e desce. É simplesmente uma pista bacana para pilotar”, disse o piloto da Mercedes.

Como se esses motivos não fossem suficientes, a geração de carros de 2017 é mais rápida que as anteriores devido a mudanças nas regras, e faz com que a empolgação dos pilotos aumente ainda mais, principalmente na expectativa para a classificação, como explicou Pascal Wehrlein, da Sauber. “Especialmente o primeiro setor, em situação de classificação, pneus novos e pouco combustível. Você precisa de uma volta perfeita e isso te empolga.”

Comprovando que os carros atuais estão significativamente mais rápidos, nos primeiros treinos livres, Sebastian Vettel foi quase 1s5 mais rápido que a pole do ano passado, e a expectativa é de que o tempo despenque na definição do grid, que começa às 3h da madrugada de sábado, pelo horário de Brasília.

“E isso é só o começo”, avisou Felipe Massa, que espera ver os tempos caindo ainda mais. “Suzuka e Spa são as pistas antigas que ficaram no calendário e que, sem dúvida, são aquelas em que você tem mais prazer de correr nas curvas de alta velocidade. São as pistas em que você sente mais adrenalina. Então sem dúvida Suzuka é uma pista da qual a F-1 não pode sair.”

O treino mais importante da sexta-feira, na parte da tarde em Suzuka, foi atrapalhado pela chuva e as equipes têm agora só mais uma hora de pista, no terceiro treino livre, que começa à meia-noite, para ajustar seus carros para a classificação. A largada do GP do Japão está marcada para as 2h da madrugada do domingo.

Fórmula 1