Topo

Fórmula 1

"Lutei o tempo todo", diz Massa após segurar Alonso por 10º lugar no Japão

Felipe Massa, durante o Grande Prêmio do Japão - Lars Baron/Getty Images
Felipe Massa, durante o Grande Prêmio do Japão Imagem: Lars Baron/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Suzuka (Jap)

08/10/2017 05h02

Depois de largar na oitava colocação e ver a oportunidade de fazer bons pontos com o abandono de Sebastian Vettel logo nas primeiras voltas, Felipe Massa se surpreendeu com a falta de ritmo de sua Williams e acabou comemorando o fato de ter segurando Fernando Alonso na luta pela última posição na zona de pontuação.

O brasileiro chegou a apenas oito décimos do espanhol, com Jolyon Palmer também muito próximo de Alonso, a seis décimos.

“Lutei o tempo inteiro, com um ritmo muito difícil do carro, bem complicado de manter o ritmo bom, bem diferente do que tinha acontecido na Malásia. Um ponto é melhor do que nada, especialmente em uma corrida tão complicada como foi”, avaliou Massa ao UOL Esporte.

Massa foi o primeiro entre os pilotos do top 10 a fazer seu pit stop, demonstrando que a Williams tinha dificuldades com a borracha, algo que continuou acontecendo mesmo com seu segundo jogo e usando o composto mais duro.

“Tentei economizar pneu a corrida inteira, levantando o pé antes e freando antes, mas não tinha ritmo em comparação com os nossos rivais”, disse o brasileiro, que acabou em lutas com carros que, teoricamente, eram mais lentos que a Williams.

“Na parte final da prova, deu para ver a diferença de ritmo da Haas em comparação com o meu carro. Segurei até quando dava e acabei sendo ultrapassado pelos dois carros e, no final, quase o Alonso me passou também.”

Com o ponto marcado em Suzuka, Massa agora está empatado com Nico Hulkenberg na décima colocação no campeonato, que tem mais quatro etapas, começando pelo GP dos Estados Unidos, dia 22 de outubro.

Fórmula 1