Topo

Fórmula 1

Hamilton tem primeiro 'match point', mas GP dos EUA deve ser equilibrado

No pódio, Hamilton celebra vitória em Austin e o tricampeonato na F-1, conquistado em 2015 - Adrees Latif/Reuters
No pódio, Hamilton celebra vitória em Austin e o tricampeonato na F-1, conquistado em 2015 Imagem: Adrees Latif/Reuters

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

17/10/2017 04h00

A Fórmula 1 chega na reta final de um campeonato bastante disputado com uma situação totalmente favorável ao tetracampeonato de Lewis Hamilton: o inglês se aproveitou dos problemas de Sebastian Vettel nas últimas corridas e tem, neste final de semana, a primeira chance de conquistar o título com quatro etapas de antecipação. E, melhor, na pista em que ganhou quatro das cinco provas disputadas na história.

Confira os 5 motivos para não perder o GP dos EUA:

Primeiro ‘match point’ de Lewis Hamilton: Depois de vencer quatro das cinco últimas etapas, Hamilton tem a primeira chance de selar o tetracampeonato. Para isso, ele precisa de um novo tropeço de Vettel, que teve problemas no motor nas duas últimas etapas. O inglês tem que vencer e torcer para o rival não chegar além da sexta colocação. Se chegar em segundo, Vettel não pode cruzar além do nono lugar.

Pista promete equilibrar as forças: O Circuito das Américas tem sido o quintal de Hamilton nos últimos anos, mas o carro da Ferrari de Vettel tem características que casam bem com o traçado, tanto no primeiro setor, quanto especialmente na sinuosa parte final da pista.

Clima incerto: A previsão do tempo para o final de semana em Austin tem variado bastante nos últimos dias. Anteriormente, era esperado muito calor, mas agora a previsão é de chuva para o sábado e o domingo, mas não para a sexta-feira, deixando as equipes no escuro em relação ao acerto, pois as simulações de corrida são feitas nos primeiros treinos livres.

Corrida de estreias e um retorno: A Toro Rosso contará com Brandon Hartley no lugar de Pierre Gasly, que vai disputar a final da Super Fórmula japonesa. O neozelandês de 27 anos foi dispensado há sete do programa de jovens pilotos da Red Bull, mas foi chamado às pressas porque a equipe também perdeu Carlos Sainz, que substitui o demitido Jolyon Palmer na Renault a partir de Austin. Na outra vaga da Toro Rosso, o russo Daniil Kvyat estará de volta, e corre para convencer os chefes de que merece outra chance em 2018.

Primeiro GP ‘caseiro’ da Liberty: Existe a expectativa de surpresas no primeiro GP dos Estados Unidos sob o comando dos novos donos da categoria. Os organizadores da prova em Austin têm apostado em transformar o evento em fonte de entretenimento, a fim de atrair um público mais abrangente, e neste ano está confirmado o show de Justin Timberlake.

Confira os horários do GP dos EUA
Sexta-feira
Treino livre 1: 13h
Treino livre 2: 17h

Sábado
Treino livre 3: 13h
Classificação: 16h

Domingo
Corrida: 19h
 

Fórmula 1