Topo

Fórmula 1

Hamilton domina treinos livres em Austin e Vettel volta a ter problemas

Lewis Hamilton pode ser campeão neste final de semana no GP dos Estados Unidos - Clive Mason/Getty Images
Lewis Hamilton pode ser campeão neste final de semana no GP dos Estados Unidos Imagem: Clive Mason/Getty Images

Do UOL, em Austin (EUA)

20/10/2017 18h30

Podendo ser tetracampeão do mundo neste final de semana no GP dos Estados Unidos, Lewis Hamilton não deu chances para a concorrência e liderou as duas sessões disputadas nesta sexta-feira em Austin. O inglês foi significativamente mais rápido que os rivais por todo o dia, e fechou os treinos com seis décimos de vantagem para o rival mais próximo, Max Verstappen.

O vice-líder do mundial, Sebastian Vettel, chegou a rodar na segunda sessão e terminou apenas com o terceiro tempo, a sete décimos de Hamilton. Para piorar, o piloto perdeu parte do tempo dedicado à preparação para a corrida devido a um problema aparentemente no assento de sua Ferrari. O alemão tem 59 pontos de desvantagem para o inglês, que será campeão no domingo caso faça pelo menos 16 pontos a mais que o rival.

Outro que esteve bem mais lento que Hamilton em Austin, a exemplo das etapas anteriores, foi Valtteri Bottas. O finlandês da Mercedes foi apenas o quarto, ficando à frente de Daniel Ricciardo, também bem mais lento que o companheiro Verstappen neste final de semana, e de Kimi Raikkonen.

Quem surpreendeu nesta sexta-feira em Austin foi a McLaren, que ficou com o sétimo lugar com Fernando Alonso na sessão da tarde nos Estados Unidos, e em sexto na parte da manhã com Stoffel Vandoorne. A Williams, especialmente com Felipe Massa, também teve um desempenho melhor do que o esperado e o brasileiro fechou o dia na oitava colocação.

Massa andou o tempo todo à frente das Force India, que fecharam o top 10. "Acho que foi uma boa sexta-feira. O carro andou bem com todos os tipos de compostos, até com os intermediários na parte da manhã. Acho que temos uma boa chance de ficar na frente das equipes com as quais estamos lutando no campeonato e quem sabe até da Force India também", disse o brasileiro ao UOL Esporte. Perguntado sobre o porquê da boa adaptação do carro, Massa disse se tratar de uma questão de circuito e também se mostrou confiante em conquistar uma posição entre os 10 primeiros no grid.

A classificação para o GP dos Estados Unidos começa às 19h do sábado pelo horário de Brasília. A largada será às 17h do domingo.

Fórmula 1