Topo

Fórmula 1

Largada e ritmo da Ferrari são desafio para Hamilton: o que esperar do GP

Pilotos aceleram na largada dos GP dos EUA, em Austin, capital do Texas - REUTERS/Adrees Latif
Pilotos aceleram na largada dos GP dos EUA, em Austin, capital do Texas Imagem: REUTERS/Adrees Latif

Do UOL, em Austin (EUA)

22/10/2017 04h00

Lewis Hamilton liderou todas as sessões de treinos livres e as três partes da classificação para o GP dos Estados Unidos, mas tem motivos para se preocupar para a corrida. Afinal, a Ferrari de Sebastian Vettel esteve mais próxima do que o esperado na classificação e costuma crescer em ritmo de corrida, especialmente no calor que é previsto para o domingo em Austin. E o alemão tem conseguido largadas melhores nas últimas provas.

“Tenho que focar na minha largada, pois ele conseguiu uma largada melhor do que a minha na última corrida”, lembrou Hamilton, que fez a pole position com pouco mais de dois décimos de vantagem para o alemão, que sai da segunda colocação. “E depois é uma questão de imprimir o ritmo e dosar os pneus, até porque eu espero que eles sejam mais fortes na corrida, como sempre são.”

O ritmo de corrida ferrarista também é a grande esperança de Vettel, que vem de um abandono no GP do Japão. “Estou animado para lutar, o que não consegui fazer da última vez. Estou animado em correr e veremos o que podemos fazer. Acho que, no geral, temos um ritmo de corrida um pouco melhor mas antes de tudo precisamos mostrar e provar isso e esse é meu foco.”

Quem está de olho na briga dos dois é Valtteri Bottas, que larga em terceiro. “Não quero ficar pensando muito adiante, mas se houver alguma oportunidade, estarei lá para aproveitar”, afirmou o finlandês, perguntado sobre um possível enrosco entre os líderes.

Além do duelo entre Hamilton e Vettel, a estratégia da corrida também não está clara. “Acho que pode ser interessante porque será muito difícil fazer apenas uma parada”, alertou Daniel Ricciardo, que almeja pelo menos um pódio, largando em quarto. “Mas o que quero mesmo é mais uma vitória nesta temporada.”

Williams na briga do top 10

A classificação acabou ficando aquém das expectativas de Felipe Massa, que sentiu uma queda de potência em sua última tentativa e vai largar na décima colocação. Isso coloca o brasileiro atrás das duas Force India (Esteban Ocon sai em sexto, e Sergio Perez, em novo), da McLaren de Fernando Alonso (oitavo) e da Renault de Carlos Sainz (sétimo), e recuperar pelo menos parte destas posições será seu objetivo.

"A gente espera que a briga seja com a McLaren e com a Renault. Sabemos que será uma prova longa e difícil, mas vamos tentar fazer o máximo para marcar ponto", afirmou ao UOL Esporte.

A McLaren geralmente não seria páreo para a Williams, especialmente nas retas, mas a evolução do motor Honda e as curvas de alta velocidade da primeira parte do circuito em Austin dão esperança para Alonso de que será possível manter Massa atrás.

“Comparando com as outras equipes, definitivamente ainda temos um déficit em relação aos demais e isso nos deixa expostos principalmente na primeira volta, pois estaremos em um grupo. Depois disso, os carros ficam mais espalhados e poderemos nos defender na sessão de curvas de alta velocidade. Então vamos tentar nos defender nas primeiras voltas e depois fazer o melhor que pudermos.”

O GP dos Estados Unidos é a 17ª etapa do campeonato da Fórmula 1 e terá largada às 17h pelo horário de Brasília. Hamilton pode ser campeão em Austin se vencer e Vettel não chegar pelo menos em quinto ou se for segundo e o rival não passar do nono lugar.

Fórmula 1