Topo

Fórmula 1

Por três vezes, Red Bull ficou perto de contratar Fernando Alonso

Fernando Alonso no GP da Hungria - Zsolt Czegledi/AP
Fernando Alonso no GP da Hungria Imagem: Zsolt Czegledi/AP

Do UOL, em São Paulo, SP

06/11/2017 17h13

Jamais saberemos como teria sido o desempenho de Fernando Alonso pilotando uma Red Bull. Mas é fato que o piloto espanhol esteve bem perto de correr pela equipe. Quem afirma isso é o chefão da Red Bull, Christian Horner. Em entrevista para a motorsportmagazine, Horner afirmou que a Red Bull quase contratou Alonso, mas por três vezes o acordo não aconteceu.

"Chegamos bem perto de assinar com Alonso", disse Horner. "Eu e Helmut Marko (ex-piloto e homem forte dentro da Red Bull) fomos ver o agente de Alonso no fim de 2008. Fomos oferecer um contrato de dois anos, 2009 e 2010. Porém, ele só queria um ano de contrato, mas nós afirmamos que a posição da equipe era de dois anos ou nada. Ele não podia se comprometer", completou Horner.

A segunda aproximação entre Alonso e Red Bull aconteceu na metade da temporada de 2009. O piloto espanhol estava insatisfeito com o desempenho da Renault e procurou Horner para tentar trocar de equipe com o campeonato em andamento. "Na metade de 2009, encontrei com Fernando e ele me disse que gostaria de ir para a Red Bull, porque ele acreditava que poderia ser campeão com o nosso carro". Como o campeonato já estava na metade, o contrato nunca foi firmado, sem falar que a Red Bull estava bem contente com o desempenho de Vettel naquele ano.

Mas Horner ainda teve mais uma aproximação com o piloto espanhol. "Depois tivemos outra conversa sentados no banco de trás de um Alpha Romeo, indo para o aeroporto de Spa, em 2011 ou 2012, mas nada de concreto. A primeira oportunidade foi a mais séria, mas foi desperdiçada".

Fórmula 1