Fórmula 1

Mesmo sem título desde a era Senna, Brasil ainda é "time grande" na F-1

Eduardo Anizelli/Folhapress
Felipe Massa abre bandeira do Brasil durante celebração com público em Interlagos Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

08/11/2017 04h00

Com o anúncio da aposentadoria definitiva de Felipe Massa na Fórmula 1, algo que parecia já há alguns anos ser uma questão de tempo vai se concretizar em 2018: pela primeira vez desde a estreia de Emerson Fittipaldi, em 1970, o Brasil não terá nenhum piloto na categoria. Mas isso representaria o fim do esporte no país? Os números e a vontade da Liberty Media, grupo que assumiu o controle da F-1 no início deste ano, levam a crer que não.

Os novos donos, liderados pelo chefe da parte administrativa, Sean Bratches, trabalham nos bastidores para renovar tanto o contrato do GP do Brasil, quanto o acordo de transmissão com a Globo. Ambos atualmente vão até o final de 2020.

Como tem acontecido em outros países, muito em função dos altos preços praticados pelo ex-chefão Bernie Ecclestone, tanto o promotor do GP do Brasil, quanto a Globo, tentam diminuir o valor de seus contratos. Porém, é claro o interesse de Bratches em manter a presença da F-1 no Brasil mesmo que o país não tenha representantes. Isso, mesmo com a expectativa do retorno do GP da Argentina já em 2019.

Isso porque, mesmo sem um título mundial desde o tricampeonato de Ayrton Senna em 1991, e de sequer uma vitória desde o GP da Itália de 2009, quando Rubens Barrichello levou a Brawn ao lugar mais alto do pódio, o Brasil segue como líder absoluto de audiência no mundo.

Números levantados pelo UOL Esporte mostram que o alcance da TV Globo - soma de tudo o que é veiculado sobre F-1, desde as transmissões em si até notícias em telejornais - é de 63 milhões. Trata-se de mais do que o dobro do que a segunda colocada, a Itália, que alcança 28 milhões com a RAI.

Além da Globo, que mostra a maioria das provas ao vivo em canal aberto, algo que tem se tornado raridade ao redor do mundo com os contratos fechados por Ecclestone com as TVs a cabo nos últimos anos na Europa, o Brasil ainda conta com a transmissão de todas as provas pelo Grupo Bandeirantes de rádio, que tem alcance de 8,59% e perto de 1.6 milhão de ouvintes únicos, algo também se paralelos ao redor do mundo.

Os próprios números da Globo apontam que a saída de Massa pode não afetar a audiência, uma vez que a prova da qual ele não participou por problemas de saúde, na Hungria, ficou acima da média da temporada. Porém, quando o piloto da Williams estava andando em terceiro lugar no GP do Azerbaijão, a emissora teve seu maior pico do ano.

Horários do GP do Brasil
Sexta-feira:
Treino livre 1: 10h
Treino livre 2: 14h
Sábado:
Treino livre 3: 11h
Classificação: 14h
Domingo:
Corrida: 14h

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo