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GP sem disputa de título é chato? Confira 5 provas de que não é bem assim

Kimi Raikkonen saiu de 17º para vencer em Suzuka. Alonso foi o 3º depois de largar em 16º - Clive Mason/Getty Images
Kimi Raikkonen saiu de 17º para vencer em Suzuka. Alonso foi o 3º depois de largar em 16º Imagem: Clive Mason/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

09/11/2017 04h00

Não há dúvidas de que um GP do Brasil com a decisão do título aberta é emocionante, mas há vários exemplos na história de provas que se tornaram clássicas mesmo com o campeão já coroado. E esse foi o caso inclusive de uma prova em Interlagos de 13 anos atrás.

Pensando nisso, o UOL Esporte listou as cinco melhores corridas da história da F-1 com o campeonato já decidido.

GP da Itália de 1971: O campeonato de 71 tinha sido vencido com três corridas para o fim da temporada, por Jackie Stewart, mas a corrida seguinte à conquista do segundo título do escocês acabou se tornando épica. No último ano antes que as altas velocidades de Monza acabassem sendo diminuídas por chicanes, houve uma disputa frenética pela primeira posição, e cinco pilotos tiveram grandes chances de vitória - Cevert, Peterson, Ganley, Gethin e Hailwood: e nenhum deles tinha vencido sequer uma prova na carreira. É claro que a corrida acabou com o resultado mais apertado da história. Gethin venceu com um centésimo de vantagem para Peterson.

GP do Canadá de 1979: Gilles Villeneuve trabalhou para o então companheiro de Ferrari Jody Scheckter vencer o campeonato, mas com a conquista antecipada, o canadense estava livre para disputar a vitória em casa. E o fez em uma grande apresentação, segurando Alan Jones por boa parte da prova. O australiano acabou conseguindo fazer a ultrapassagem quando Villeneuve já não tinha mais pneus, mas nem por isso o canadense desistiu, terminando a apenas um segundo do piloto da Williams.

GP da Austrália de 1989: Pouco depois da famosa batida entre Alain Prost e Ayrton Senna que decidiu o campeonato em favor do francês, a F-1 teve uma das corridas em que mais choveu na história. A prova teve de ser interrompida depois que JJ Lehto rodou e bloqueou o circuito de Adelaide. Prost aproveitou e decidiu abandonar enquanto, depois da relargada, Senna, que liderava, bateu no retardatário Martin Brundle. Com metade da prova completada, metade do grid já tinha rodado, em corrida que acabou sendo vencida por Thierry Boutsen.

GP do Brasil de 2004: Em um dos anos de maior domínio da história da Fórmula 1, a prova final do campeonato acabou sendo entre Kimi Raikkonen e Juan Pablo Montoya, na última corrida antes dos dois serem companheiros na McLaren. A luta foi intensa entre ambos por todo o GP, que chegou a ter como líderes também Rubens Barrichello correndo em casa, Fernando Alonso e até Felipe Massa com uma Sauber.

GP do Japão de 2005: Provavelmente a melhor corrida de Raikkonen em sua carreira na Fórmula 1 começou com uma classificação complicada, com chuva, que fez com que o finlandês largasse em 17º, uma posição atrás do já campeão da temporada, Fernando Alonso. Os dois foram escalando o pelotão até o final da prova, com direito a uma corajosa ultrapassagem de Alonso em Schumacher por fora na 130R. Mas a vitória acabou ficando com Raikkonen, após uma histórica passada em Giancarlo FIsichella na última volta, com direito a volta mais rápida.

Neste final de semana, a F-1 chega a Interlagos, que recebe a penúltima etapa da temporada, já com ambos os campeonatos decididos: Lewis Hamilton conquistou o tetracampeonato na última prova, no México, enquanto a Mercedes se sagrou campeã uma prova antes, nos Estados Unidos.

 

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